O PRESENTE TRABALHO RELATA EXPERIÊNCIAS DE ESTAGIÁRIAS DO PIBID NA UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS, E SEUS ELEMENTOS DE JOGOS DIDÁTICOS, EM UMA TURMA DO ENSINO MÉDIO COMO ESTRATÉGIA DE APOIO AO NOVO MODELO EDUCACIONAL DURANTE A PANDEMIA. O PÚBLICO ALVO FORAM ALUNOS DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO FRANCISCO ERNESTO DO RÊGO, LOCALIZADA NA CIDADE DE QUEIMADAS, PARAÍBA. OBJETIVA-SE IDENTIFICAR E DESCREVER AS POTENCIALIDADES E OS DESAFIOS QUE OS JOGOS DIDÁTICOS PROPORCIONAM AOS ALUNOS E AOS PROFESSORES, COMO PROPULSORES E FACILITADORES DA APRENDIZAGEM INDIVIDUAL E COLETIVA. FORAM UTILIZADAS DIVERSAS PLATAFORMAS COMO GOOGLE MEET, YOUTUBE, QUIZUR ENTRE OUTROS, PARA EFETIVAR A APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS DURANTE AS AULAS QUE DIMINUÍSSE A AUSÊNCIA DOS ALUNOS NAS ATIVIDADES REMOTAS E PARA CONSOLIDAR HABILIDADES DE LETRAMENTO CIENTÍFICO, TORNANDO A AULA MAIS LÚDICA, PRAZEROSA E DESAFIANTE. CONCLUI-SE COM OS RESULTADOS QUE AS ESTRATÉGIAS APLICADAS FORNECEM AO PROFESSOR POSSIBILIDADES PARA SATISFAZER SEUS OBJETIVOS DURANTE A AULA, AO MESMO PASSO QUE FACILITA E APROXIMA O ESTUDANTE AO CONTEÚDO PROPOSTO. DESSA FORMA, AO UTILIZAR AS METODOLOGIAS ATIVAS, O DOCENTE TEM DADOS SUFICIENTES PARA REPLANEJAR MÉTODOS E FORMAS PARA MELHORAR O DESENVOLVIMENTO DA APLICAÇÃO DOS JOGOS E O DESEMPENHO DOS ALUNOS.