Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MULTILETRAMENTOS NO AMBIENTE EDUCATIVO ESCOLAR A PARTIR DA REDE SOCIAL WHATSAPP

Palavra-chaves: MULTILETRAMENTOS, REDE SOCIAL, TECNOLOGIAS DIGITAIS, WHATSAPP, Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
0 of 0
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80960 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2007 "inscrito_id" => 8062 "titulo" => "MULTILETRAMENTOS NO AMBIENTE EDUCATIVO ESCOLAR A PARTIR DA REDE SOCIAL WHATSAPP" "resumo" => "O CENÁRIO EDUCATIVO ESCOLAR PASSA POR PROFUNDAS MUDANÇAS OCASIONADAS PELO GRANDE AVANÇO TECNOLÓGICO AO QUAL ESTAMOS PASSANDO. ESSAS MODIFICAÇÕES SÃO SENTIDAS NA ESCOLA, NA ACADEMIA E NA SOCIEDADE. O PROFESSOR E O ALUNO SÃO SUJEITOS PARTICIPANTES DESSES CENÁRIOS E SÃO ELES QUE DEVEM DESENVOLVER O OLHAR CRÍTICO E REFLEXIVO PARA A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA E EM ESPECÍFICO NA SALA DE AULA. ESSAS NOVAS TECNOLOGIAS, OU MELHOR DIZENDO, TECNOLOGIAS DIGITAIS DEVEM SER VALORIZADAS E UTILIZADAS EM SALA DE AULA. A PARTIR DESSAS MUDANÇAS OCORRIDAS ATUALMENTE, VEMOS QUE A DEFINIÇÃO DE LER E ESCREVER SE CONFIGURA AGORA NA ÉGIDE DOS LETRAMENTOS MÚLTIPLOS OU MULTILETRAMENTOS (ROJO, 2013). NOSSO TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR OS MULTILETRAMENTOS NO CONTEXTO EDUCATIVO ESCOLAR A PARTIR DO USO DA REDE SOCIAL WHATSAPP. PARA FUNDAMENTAR NOSSO TRABALHO INSERIMOS OS ESTUDOS DE ALGUNS AUTORES QUE COMUNGAM DESSA ABORDAGEM, A SABER: ROXANE ROJO (2009); ROXANE ROJO E EDUARDO MOURA (2013); ROXANE ROJO (2012); JÚLIO ARAÚJO E VILSON LEFFA (2016), DENTRE OUTROS. NOSSA DISCUSSÃO NOS LEVA A COMPREENDER QUE NO CENÁRIO ATUAL É ESSENCIAL O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA, TANTO PELO PROFESSOR COMO PELO ALUNO. ESSE FATO REFLETE A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR CONHECER ESSES ELEMENTOS E COMPARTILHAR DO CONHECIMENTO QUE OS ALUNOS JÁ POSSUEM SOBRE TAIS TECNOLOGIAS.O CENÁRIO EDUCATIVO ESCOLAR PASSA POR PROFUNDAS MUDANÇAS OCASIONADAS PELO GRANDE AVANÇO TECNOLÓGICO AO QUAL ESTAMOS PASSANDO. ESSAS MODIFICAÇÕES SÃO SENTIDAS NA" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "MULTILETRAMENTOS, REDE SOCIAL, TECNOLOGIAS DIGITAIS, WHATSAPP, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA108_ID8062_29092021194717.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABRÍCIA ÍRIS DE ARRUDA " "autor_nome_curto" => "FABRÍCIA " "autor_email" => "arrudafabricia4@gmail.com" "autor_ies" => "FAEL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80960 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2007 "inscrito_id" => 8062 "titulo" => "MULTILETRAMENTOS NO AMBIENTE EDUCATIVO ESCOLAR A PARTIR DA REDE SOCIAL WHATSAPP" "resumo" => "O CENÁRIO EDUCATIVO ESCOLAR PASSA POR PROFUNDAS MUDANÇAS OCASIONADAS PELO GRANDE AVANÇO TECNOLÓGICO AO QUAL ESTAMOS PASSANDO. ESSAS MODIFICAÇÕES SÃO SENTIDAS NA ESCOLA, NA ACADEMIA E NA SOCIEDADE. O PROFESSOR E O ALUNO SÃO SUJEITOS PARTICIPANTES DESSES CENÁRIOS E SÃO ELES QUE DEVEM DESENVOLVER O OLHAR CRÍTICO E REFLEXIVO PARA A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA E EM ESPECÍFICO NA SALA DE AULA. ESSAS NOVAS TECNOLOGIAS, OU MELHOR DIZENDO, TECNOLOGIAS DIGITAIS DEVEM SER VALORIZADAS E UTILIZADAS EM SALA DE AULA. A PARTIR DESSAS MUDANÇAS OCORRIDAS ATUALMENTE, VEMOS QUE A DEFINIÇÃO DE LER E ESCREVER SE CONFIGURA AGORA NA ÉGIDE DOS LETRAMENTOS MÚLTIPLOS OU MULTILETRAMENTOS (ROJO, 2013). NOSSO TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR OS MULTILETRAMENTOS NO CONTEXTO EDUCATIVO ESCOLAR A PARTIR DO USO DA REDE SOCIAL WHATSAPP. PARA FUNDAMENTAR NOSSO TRABALHO INSERIMOS OS ESTUDOS DE ALGUNS AUTORES QUE COMUNGAM DESSA ABORDAGEM, A SABER: ROXANE ROJO (2009); ROXANE ROJO E EDUARDO MOURA (2013); ROXANE ROJO (2012); JÚLIO ARAÚJO E VILSON LEFFA (2016), DENTRE OUTROS. NOSSA DISCUSSÃO NOS LEVA A COMPREENDER QUE NO CENÁRIO ATUAL É ESSENCIAL O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA, TANTO PELO PROFESSOR COMO PELO ALUNO. ESSE FATO REFLETE A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR CONHECER ESSES ELEMENTOS E COMPARTILHAR DO CONHECIMENTO QUE OS ALUNOS JÁ POSSUEM SOBRE TAIS TECNOLOGIAS.O CENÁRIO EDUCATIVO ESCOLAR PASSA POR PROFUNDAS MUDANÇAS OCASIONADAS PELO GRANDE AVANÇO TECNOLÓGICO AO QUAL ESTAMOS PASSANDO. ESSAS MODIFICAÇÕES SÃO SENTIDAS NA" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "MULTILETRAMENTOS, REDE SOCIAL, TECNOLOGIAS DIGITAIS, WHATSAPP, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA108_ID8062_29092021194717.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABRÍCIA ÍRIS DE ARRUDA " "autor_nome_curto" => "FABRÍCIA " "autor_email" => "arrudafabricia4@gmail.com" "autor_ies" => "FAEL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O CENÁRIO EDUCATIVO ESCOLAR PASSA POR PROFUNDAS MUDANÇAS OCASIONADAS PELO GRANDE AVANÇO TECNOLÓGICO AO QUAL ESTAMOS PASSANDO. ESSAS MODIFICAÇÕES SÃO SENTIDAS NA ESCOLA, NA ACADEMIA E NA SOCIEDADE. O PROFESSOR E O ALUNO SÃO SUJEITOS PARTICIPANTES DESSES CENÁRIOS E SÃO ELES QUE DEVEM DESENVOLVER O OLHAR CRÍTICO E REFLEXIVO PARA A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA E EM ESPECÍFICO NA SALA DE AULA. ESSAS NOVAS TECNOLOGIAS, OU MELHOR DIZENDO, TECNOLOGIAS DIGITAIS DEVEM SER VALORIZADAS E UTILIZADAS EM SALA DE AULA. A PARTIR DESSAS MUDANÇAS OCORRIDAS ATUALMENTE, VEMOS QUE A DEFINIÇÃO DE LER E ESCREVER SE CONFIGURA AGORA NA ÉGIDE DOS LETRAMENTOS MÚLTIPLOS OU MULTILETRAMENTOS (ROJO, 2013). NOSSO TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR OS MULTILETRAMENTOS NO CONTEXTO EDUCATIVO ESCOLAR A PARTIR DO USO DA REDE SOCIAL WHATSAPP. PARA FUNDAMENTAR NOSSO TRABALHO INSERIMOS OS ESTUDOS DE ALGUNS AUTORES QUE COMUNGAM DESSA ABORDAGEM, A SABER: ROXANE ROJO (2009); ROXANE ROJO E EDUARDO MOURA (2013); ROXANE ROJO (2012); JÚLIO ARAÚJO E VILSON LEFFA (2016), DENTRE OUTROS. NOSSA DISCUSSÃO NOS LEVA A COMPREENDER QUE NO CENÁRIO ATUAL É ESSENCIAL O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA, TANTO PELO PROFESSOR COMO PELO ALUNO. ESSE FATO REFLETE A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR CONHECER ESSES ELEMENTOS E COMPARTILHAR DO CONHECIMENTO QUE OS ALUNOS JÁ POSSUEM SOBRE TAIS TECNOLOGIAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.