A PRESENTE PESQUISA REFERE-SE A UM ESTUDO DA CLÍNICA ESCOLA DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA/CETEA JUDITHA PALUDO ZANUZZO, INAUGURADA NO ANO DE 2020 NO MUNICÍPIO DE CASCAVEL PR., E TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER COMO É REALIZADO O TRABALHO COM ALUNOS AUTISTAS QUE FREQUENTAM A ESCOLA. A CLÍNICA ESCOLA CONTOU COM O APOIO DA BERENICE PIANA, IDEALIZADORA DO PROJETO E AUTORA DA LEI 12.746/2012 CRIADA PARA GARANTIR OS DIREITOS DAS PESSOAS COM AUTISMO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, DE CARÁTER EXPLORATÓRIO, A QUAL FUNDAMENTA-SE NA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL DE LEV SEMIONOVITCH VIGOTSKI. DIANTE DISSO, REALIZAR-SE-Á UM ESTUDO TEÓRICO/BIBLIOGRÁFICO POR MEIO DE PRODUÇÕES ENTRE OS ANOS DE 2002 A 2021 INDEXADAS NAS BASES DE DADOS DA CAPES, SCIELO, GOOGLE SCHOLAR, BIBLIOTECA BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES/BDTD; E DOCUMENTAL ATRAVÉS DA ANÁLISE DE DOCUMENTOS ESPECÍFICOS QUE REGEM SOBRE A CRIAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DESTA ESCOLA, COMO DECRETOS, DELIBERAÇÕES E O REGIMENTO INTERNO. COMO PESQUISA DE CAMPO, SERÁ UTILIZADO O ESTUDO DE CASO POR MEIO DE UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, DIRIGIDA A PROFISSIONAIS DA INSTITUIÇÃO E A MÃES OU RESPONSÁVEIS DE ALUNOS. DESSE MODO, CONSIDERANDO-SE QUE É A SEGUNDA ESCOLA INAUGURADA EM ÂMBITO NACIONAL PARA CRIANÇAS COM AUTISMO, PRETENDE-SE COMPREENDER A PROPOSTA DESTA ESCOLA QUE ATRAVÉS DO TRABALHO DESENVOLVIDO POR VÁRIOS PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS ATUAM NO TRATAMENTO PRECOCE E NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA/TEA. TAL PESQUISA ENCONTRA-SE EM ANDAMENTO NA ETAPA DE FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.