ESTE TRABALHO PRETENDE APRESENTAR RELATOS DE EXPERI?NCIAS VIVENCIADAS NO PROGRAMA DE MONITORIA ON-LINE DO CURSO DE PEDAGOGIA, NA DISCIPLINA DE ALFABETIZA??O E LETRAMENTO DURANTE O PER?ODO LETIVO EXCEPCIONAL. NESSE SENTIDO, DESTACA-SE QUE O PROGRAMA DE MONITORIA FOI REALIZADO NA MODALIDADE REMOTA POR CONTA DA PANDEMIA PROVOCADA PELA COVID-19. SENDO ASSIM, O EXERC?CIO DE MONITORIA CONCENTROU-SE NO ACOMPANHAMENTO DE ATIVIDADES S?NCRONAS E ASS?NCRONAS E NA ORGANIZA??O E NO DESENVOLVIMENTO DE PROPOSTAS DID?TICAS SOB ORIENTA??O DA PROFESSORA TITULAR. DESSE MODO, AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS TIVERAM COMO PRINCIPAL OBJETIVO, SOCIALIZAR OS CONTE?DOS TRABALHADOS DURANTE A DISCIPLINA, MEDIAR AS PR?TICAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM E PROMOVER A PARTICIPA??O E A INTERA??O ENTRE TODOS OS ENVOLVIDOS. DIANTE DISSO, DESTACA-SE QUE O PROGRAMA DE MONITORIA ON-LINE PROMOVEU ALGUNS DESAFIOS RELACIONADOS ? ADAPTA??O AO ENSINO REMOTO, PROBLEMAS COM ACESSO ?S PLATAFORMAS DIGITAIS E A DESMOTIVA??O, MAS TAMB?M PERMITIU RICAS EXPERI?NCIAS QUE CONTRIBU?RAM SIGNIFICATIVAMENTE COM O PROCESSO DE NOSSA FORMA??O.