Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPACTOS DA DEPRESSÃO INFANTIL NA APRENDIZAGEM: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Palavra-chaves: DEPRESSÃO INFANTIL, APRENDIZAGEM, PREJUÍZOS ESCOLARES, , Comunicação Oral (CO) GT 09 – Educação Infantil
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Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A DEPRESSÃO INFANTIL É UM TRANSTORNO DO HUMOR BASTANTE COMPLEXO E É RESULTANTE DE DIFERENTES CAUSAS, E VEM APRESENTANDO TAXAS EPIDEMIOLÓGICAS BEM ELEVADAS NOS ÚLTIMOS ANOS. SEGUNDO ESTATÍSTICAS, O ÍNDICE DE DEPRESSÃO INFANTIL NO BRASIL VARIA DE 0,2 A 7,5% PARA CRIANÇAS ABAIXO DE 14 ANOS. É NECESSÁRIO ENFATIZAR QUE OS SINTOMAS DIFEREM DE CRIANÇAS PARA ADULTOS, RESPEITANDO AS FASES DE DESENVOLVIMENTO DESTAS FAIXAS ETÁRIAS. DADO A SUA IMPORTÂNCIA, ESTE ESTUDO PRETENDE DESCREVER COMO A DEPRESSÃO INFANTIL INTERFERE NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA. PARA TAL, FORAM CONSULTADAS AS BASES DE DADOS DA SCIENTIFIC ELECTRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO – PARA ACESSAR ESTUDOS NACIONAIS); E GOOGLE ACADÊMICO (PARA TER ACESSO A MATERIAIS DE AMPLA VARIEDADE, COMO: ARTIGOS, LIVROS TESES), USANDO AS DESCRITORAS DEPRESSÃO E APRENDIZAGEM; IMPACTOS DA DEPRESSÃO INFANTIL; PREJUÍZOS DA DEPRESSÃO INFANTIL E DEPRESSÃO INFANTIL. APÓS SELEÇÃO DOS RESULTADOS, NOVE ARTIGOS FORAM USADOS PARA A ELABORAÇÃO DESTE TRABALHO. OS RESULTADOS EVIDENCIARAM QUE A DEPRESSÃO INFANTIL REPERCUTE NEGATIVAMENTE, NÃO SÓ NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL MAS EM TODAS AS SUAS ÁREAS. APESAR DO PROGRESSO NO RECONHECIMENTO DOS SINTOMAS DESTE TRANSTORNO, BEM COMO NOS MÉTODOS AVALIATIVOS, HÁ NECESSIDADE DE MAIORES APROFUNDAMENTOS QUANTO A ESTA QUESTÃO, NO INTUITO DE SE PENSAR EM ESTRATÉGIAS E POLÍTICAS DE SAÚDE.

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