Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CULTURA POP E EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DA PESPECTIVA DE PAULO FREIRE

Palavra-chaves: TECNOLOGIAS DIGITAIS, ENSINO-APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS ATIVAS, , Comunicação Oral (CO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81652
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 3063
    "inscrito_id" => 4451
    "titulo" => "CULTURA POP E EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DA PESPECTIVA DE PAULO FREIRE"
    "resumo" => "COM A POPULARIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, A CULTURA POP GANHOU AINDA MAIS DESTAQUE NO COTIDIANO DOS ADOLESCENTES E JOVENS. AS PRODUÇÕES LIGADAS À INDÚSTRIA DO ENTRETENIMENTO COMO OS MEMES, OS GRUPOS MUSICAIS, OS PASSOS DE DANÇA, OS JOGOS DIGITAIS, OS SERIADOS E FILMES, SÃO ASSUNTOS QUE ESTÃO PRESENTES EM DISCUSSÕES DOS ESTUDANTES DAS ESCOLAS. NO ENTANTO, MUITAS VEZES ESSAS PRODUÇÕES, ALÉM DE NÃO SEREM APROVEITADAS PELO AMBIENTE ESCOLAR COMO UMA FORMA DE REALIZAR DISCUSSÕES CRÍTICAS ACERCA DOS TEMAS ABORDADOS, PROMOVEM A ALIENAÇÃO DE ADOLESCENTES E JOVENS DENTRO DE UMA LÓGICA CAPITALISTA. A PARTIR DESTE CONTEXTO, ESTE ARTIGO VEM PROPOR REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS PRODUÇÕES LIGADAS A CULTURA POP A PARTIR DA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE. COMPREENDE-SE QUE AO TRAZER O ESTUDANTE PARA UM LOCAL DE PROTAGONISTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E PROMOVER A HORIZONTALIDADE DO DIÁLOGO ENTRE EDUCADOR E EDUCANDO POR MEIO DE ESTRATÉGIAS COMO METODOLOGIAS ATIVAS, É POSSÍVEL FORMAR PESSOAS CONSCIENTES E MAIS CRÍTICAS PARA LEREM O MUNDO DE MANEIRA LIBERTADORA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS, ENSINO-APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS ATIVAS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID4451_05112021233202.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VICTOR HUGO DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "VICTOR HUGO"
    "autor_email" => "victorhugo514@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81652
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 3063
    "inscrito_id" => 4451
    "titulo" => "CULTURA POP E EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA DE ENSINO A PARTIR DA PESPECTIVA DE PAULO FREIRE"
    "resumo" => "COM A POPULARIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, A CULTURA POP GANHOU AINDA MAIS DESTAQUE NO COTIDIANO DOS ADOLESCENTES E JOVENS. AS PRODUÇÕES LIGADAS À INDÚSTRIA DO ENTRETENIMENTO COMO OS MEMES, OS GRUPOS MUSICAIS, OS PASSOS DE DANÇA, OS JOGOS DIGITAIS, OS SERIADOS E FILMES, SÃO ASSUNTOS QUE ESTÃO PRESENTES EM DISCUSSÕES DOS ESTUDANTES DAS ESCOLAS. NO ENTANTO, MUITAS VEZES ESSAS PRODUÇÕES, ALÉM DE NÃO SEREM APROVEITADAS PELO AMBIENTE ESCOLAR COMO UMA FORMA DE REALIZAR DISCUSSÕES CRÍTICAS ACERCA DOS TEMAS ABORDADOS, PROMOVEM A ALIENAÇÃO DE ADOLESCENTES E JOVENS DENTRO DE UMA LÓGICA CAPITALISTA. A PARTIR DESTE CONTEXTO, ESTE ARTIGO VEM PROPOR REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS PRODUÇÕES LIGADAS A CULTURA POP A PARTIR DA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE. COMPREENDE-SE QUE AO TRAZER O ESTUDANTE PARA UM LOCAL DE PROTAGONISTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E PROMOVER A HORIZONTALIDADE DO DIÁLOGO ENTRE EDUCADOR E EDUCANDO POR MEIO DE ESTRATÉGIAS COMO METODOLOGIAS ATIVAS, É POSSÍVEL FORMAR PESSOAS CONSCIENTES E MAIS CRÍTICAS PARA LEREM O MUNDO DE MANEIRA LIBERTADORA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIAS DIGITAIS, ENSINO-APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS ATIVAS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID4451_05112021233202.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VICTOR HUGO DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "VICTOR HUGO"
    "autor_email" => "victorhugo514@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

COM A POPULARIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, A CULTURA POP GANHOU AINDA MAIS DESTAQUE NO COTIDIANO DOS ADOLESCENTES E JOVENS. AS PRODUÇÕES LIGADAS À INDÚSTRIA DO ENTRETENIMENTO COMO OS MEMES, OS GRUPOS MUSICAIS, OS PASSOS DE DANÇA, OS JOGOS DIGITAIS, OS SERIADOS E FILMES, SÃO ASSUNTOS QUE ESTÃO PRESENTES EM DISCUSSÕES DOS ESTUDANTES DAS ESCOLAS. NO ENTANTO, MUITAS VEZES ESSAS PRODUÇÕES, ALÉM DE NÃO SEREM APROVEITADAS PELO AMBIENTE ESCOLAR COMO UMA FORMA DE REALIZAR DISCUSSÕES CRÍTICAS ACERCA DOS TEMAS ABORDADOS, PROMOVEM A ALIENAÇÃO DE ADOLESCENTES E JOVENS DENTRO DE UMA LÓGICA CAPITALISTA. A PARTIR DESTE CONTEXTO, ESTE ARTIGO VEM PROPOR REFLEXÕES SOBRE A UTILIZAÇÃO DAS PRODUÇÕES LIGADAS A CULTURA POP A PARTIR DA PERSPECTIVA DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE. COMPREENDE-SE QUE AO TRAZER O ESTUDANTE PARA UM LOCAL DE PROTAGONISTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E PROMOVER A HORIZONTALIDADE DO DIÁLOGO ENTRE EDUCADOR E EDUCANDO POR MEIO DE ESTRATÉGIAS COMO METODOLOGIAS ATIVAS, É POSSÍVEL FORMAR PESSOAS CONSCIENTES E MAIS CRÍTICAS PARA LEREM O MUNDO DE MANEIRA LIBERTADORA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.