O SURGIMENTO E A POTENCIALIZA??O DOS IMPACTOS AMBIENTAIS PRINCIPALMENTE NOS ?LTIMOS S?CULOS, DESPERTARAM O INTERESSE DA COMUNIDADE CIENTIFICA E ACAD?MICA, NA BUSCA DE COMPREENDER SEUS PROCESSOS E IDENTIFICAR SEUS AGENTES, VISANDO AMENIZAR OU CORRIGIR ESSES EFEITOS. ASSIM, PESQUISAS T?M CONSEGUIDO DEMONSTRAR DE MODO CADA VEZ MAIS CONCRETO QUE, EMBORA MUITOS DESSES FEN?MENOS J? OCORRAM DE MODO NATURAL, AS ATIVIDADES HUMANAS, ATUALMENTE REPRESENTAM AS PRINCIPAIS CAUSAS DESSES EFEITOS, SOBRETUDO DEVIDO A UTILIZA??O DE COMBUST?VEIS F?SSEIS. DESDE MODO, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO REALIZAR UM ESTUDO SOBRE OS IMPACTOS DA POLUI??O DE TRAJETO, TENDO COMO CAMPO DE ESTUDO, A AN?LISE DAS EMISS?ES DE GASES DO EFEITO ESTUFA EMITIDOS DIARIAMENTE POR MEIO DOS PROCESSOS DE COMBUST?O DO ?LEO DIESEL. ATRAV?S DE CONCEITOS DA QU?MICA AMBIENTAL FOI REALIZADO UM INVENT?RIO DE EMISS?ES ATMOSF?RICAS A PARTIR DA QUANTIFICA??O DE COMBUST?VEL OPERADO POR 10 ?NIBUS P?BLICOS, RESPONS?VEIS PELO TRANSLADO DE UNIVERSIT?RIOS NA REGI?O DO SERT?O CENTRAL DO CEAR?. A AN?LISE VERIFICOU A TAXA DE EMISS?O DE POLUENTES COMO: METANO, ?XIDO NITROSO E G?S CARB?NICO, LAN?ADOS DIARIAMENTE NA ATMOSFERA, CONSIDERANDO O PER?ODO DE DOIS SEMESTRES LETIVOS. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM UM DADO PREOCUPANTE, UMA VEZ QUE AOS VALORES EMITIDOS PELO TRANSPORTE DE UNIVERSIT?RIOS AINDA S?O SOMADOS A OUTRAS FONTES POLUIDORAS, TAIS COMO FONTES M?VEIS QUE TRAFEGAM DIARIAMENTE PELA CIDADE, IND?STRIAS E O DESMATAMENTO, ACARRETANDO ?NDICES ALT?SSIMOS DE GASES DO EFEITO ESTUFA.