ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR INTERLOCUÇÕES ENTRE OS ASPECTOS TEÓRICO-CONCEITUAIS DA
ARTETERAPIA E DA PEDAGOGIA FREIRIANA COM VISTAS A REFLETIR SOBRE A EDUCAÇÃO. POIS, PARA ATUAR NA
EDUCAÇÃO, FAZ-SE NECESSÁRIO DEBRUÇAR-SE SOBRE PROPOSTAS QUE TENHAM COMO FINALIDADE DESENVOLVER JUNTO
COM EDUCANDOS, FAMILIARES E TODA COMUNIDADE ESCOLAR/ESTUDANTIL, A CAPACIDADE DE REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE
A REALIDADE. OPORTUNIZANDO ASSIM, A ABERTURA DE ESPAÇOS PARA LIVRES E AUTÊNTICAS EXPRESSÕES DE
PENSAMENTOS, SENTIMENTOS E EMOÇÕES, QUE CONTEMPLEM UMA VISÃO BIOPSICOSSOCIAL DO SER. ESTA PRODUÇÃO
CARACTERIZA-SE COMO SENDO DESCRITIVA E DE REVISÃO DE LITERATURA DO TIPO NARRATIVA. TENDO SIDO REALIZADAS
CONSULTAS NO GOOGLE ACADÊMICO E NA PLATAFORMA LATTES, DESENVOLVIDA PELO CNPQ - CONSELHO
NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO, NO PERÍODO QUE COMPREENDE OS MESES
DE MAIO E JUNHO DE 2020. COM ISSO, PERCEBE-SE QUE POR APRESENTAREM UMA ABORDAGEM SISTÊMICA E
PROCESSUAL, A ARTETERAPIA EM INTERLOCUÇÃO COM A PEDAGOGIA FREIRIANA, PODE AUXILIAR MUITOS PROFISSIONAIS
DA ÁREA DA EDUCAÇÃO NAS TAREFAS DE COMPREENSÃO E ELABORAÇÃO DE CONTEÚDOS EMOCIONAIS QUE PERMITAM A
ADOÇÃO DE POSTURAS CRIATIVAS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. SOBRETUDO ATRAVÉS DA BUSCA CONTÍNUA DA
TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE POR MEIO DA AÇÃO-REFLEXÃO HUMANA. DESSE MODO, CONCLUI-SE QUE A EDUCAÇÃO
PERMEADA PELAS CONCEPÇÕES TEÓRICO-CONCEITUAIS DA ARTETERAPIA E DA PEDAGOGIA FREIRIANA CONSTITUI UM
CAMPO INOVADOR PARA ATUAÇÕES CRÍTICAS, PROBLEMATIZADORAS E, ESPECIALMENTE DOTADAS DE UMA VISÃO
HOLÍSTICA E SISTÊMICA DO SER. NA MEDIDA EM QUE PODE APRESENTAR-SE COM UMA MULTIPLICIDADE DE
CONHECIMENTOS E INFORMAÇÕES, COM CARACTERÍSTICAS MULTI, INTER E TRANSDISCIPLINARES.