O PRESENTE ESTUDO, RECORTE DE UMA PESQUISA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, (PIBIC/CNPQ/UFCG 2020/2021) QUE OBJETIVOU INVESTIGAR O TRABALHO COM A LEITURA DE GÊNEROS TEXTUAIS DO CAMPO CIENTÍFICO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, VISA ANALISAR A ABORDAGEM METODOLÓGICA DE LEITURA DE GÊNEROS DO CAMPO CIENTÍFICO NA COLEÇÃO DE LIVROS DIDÁTICOS ÁPIS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, VINCULADA AO CAMPO DE ESTUDOS DA LINGUÍSTICA APLICADA, DE CUNHO EXPLORATÓRIO COM FINS DE NATUREZA DESCRITIVO-INTERPRETATIVISTA E DOCUMENTAL. O CORPUS ANALISADO ORIGINA-SE DE PROPOSTAS DE ATIVIDADES DE LEITURA DE TEXTOS QUE FAZEM PARTE DA ESFERA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA DA REFERIDA COLEÇÃO. TEORICAMENTE, A INVESTIGAÇÃO SE FUNDAMENTA NO CAMPO DO INTERACIONISMO SOCIODISCURSIVO (ISD), MAIS PRECISAMENTE EM ESTUDOS DE BRONCKART (1999), COUTINHO ET AL. (2018), ROSA (2018), HILA (2009), LEURQUIN (2014), ENTRE OUTROS. OS RESULTADOS REVELAM QUE AS ATIVIDADES PROPOSTAS PARA EXPLORAÇÃO DA LEITURA CONTEMPLAM, DE FORMA PARCIAL, OS NÍVEIS TEXTUAL E CONTEXTUAL DOS GÊNEROS. A ABORDAGEM ALINHA-SE A UMA PERSPECTIVA TRADICIONAL DE LEITURA, ENQUANTO PROCESSO DE EXTRAÇÃO DE CONTEÚDOS PRESENTES NA SUPERFÍCIE DO TEXTO, EM DETRIMENTO UMA ATIVIDADE DINÂMICA E COMPLEXA DE PRODUÇÃO DE SENTIDO, REALIZADA NA INTERAÇÃO DO LEITOR COM O AUTOR VIA TEXTO, CONTEMPLANDO CONTEXTO DE PRODUÇÃO E DIVERSOS NÍVEIS TEXTUAIS (LINGUÍSTICO, SEMÂNTICO, ENUNCIATIVO).