NA OBRA MACUNAÍMA, VÊ-SE A APRESENTAÇÃO E RETRATAÇÃO DO CANDOMBLÉ, BEM COMO, A PRESENÇA DO POVO NEGRO COMO PARTE DA IDENTIDADE NACIONAL BRASILEIRA. ADEMAIS, É PATENTE QUE A PRESENÇA DOS AFRICANOS NA REALIDADE BRASILEIRA, SEMPRE FOI MARCADA POR PRECONCEITO E INFERIORIDADE. À VISTA DISSO, É FUNDAMENTAL REVERBERAR A FORMA COMO FORA FEITA A RETRATAÇÃO E APRESENTAÇÃO DO CANDOMBLÉ NESSA OBRA, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A IMPORTÂNCIA DESSA RELIGIÃO COMO CULTURA DE UM POVO, TAL QUAL, PARTE INTRÍNSECA DA SOCIEDADE E CULTURA BRASILEIRA. NESSE CONTEXTO, O TRABALHO EVIDENCIARÁ A VISÃO ACERCA DA RELIGIÃO AFRICANA PRESENTE EM MACUNAÍMA, BEM COMO A FORMA QUE A RELIGIÃO É DESCRITA PELO AUTOR E, TAMBÉM, O MODO COMO ESTÁ LIGADA À SOCIEDADE BRASILEIRA. PARA TANTO, O MÉTODO UTILIZADO PARA ESTA PESQUISA SERÁ A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM LIVROS, ARTIGOS CIENTÍFICOS E OBRAS DE ALGUNS ESPECIALISTAS QUE TRATAM DA TEMÁTICA. COM A PRESENTE INVESTIGAÇÃO, CONSTATOU-SE QUE O CANDOMBLÉ ENQUANTO RELIGIÃO AFRO-BRASILEIRA, FOI DESCRITO E APRESENTADO NA OBRA SOB UMA VISÃO EQUIVOCADA DO QUE REALMENTE SÃO OS RITOS CANDOBLECISTAS. PERCEBEU-SE, TAMBEM, QUE AINDA QUE ANDRADE COMO UM ESCRITOR MODERNISTA QUISESSE LIBERTAR-SE DOS PRECONCEITOS REFERENTES À RELIGIAO AFRO, ELE COMO UM ESCRITOR E INTELECTUAL ELITISTA DA ÉPOCA, O COMETIA DE FORMA DIRETA E INDIRETA, FATO QUE PODE SER CORROBORADO EM MACUNAÍMA, EM QUE A RETRATAÇÃO QUE É FEITA DO CANDOMBLÉ E SUAS PARTICULARIDADES, ELE O FAZ SOB UMA ÓTICA DE SENSO COMUM, A QUAL, A RELIGIÃO POR DIVERSAS VEZES APARECE ASSOCIADA À FEITIÇARIA E À MALDADE.