ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A CAPACIDADE DOCENTE DE “REGREDIR A SERVIÇO DO EGO” E SEU REFLEXO NA ESCOLARIZAÇÃO DOS ALUNOS A PARTIR DO ESTUDO DO FILME FRANCÊS “SER E TER”. O APORTE TEÓRICO DA INVESTIGAÇÃO OCORREU APOIANDO-SE NA TEORIA SOBRE O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL INFANTIL DO PSICANALISTA INGLÊS DONALD WINNICOTT (2000; 1983), ALÉM DAS CONTRIBUIÇÕES DE CEREZER E OUTEIRAL (2011) E GALVÁN (2012). WINNICOTT FORNECE CONCEITOS IMPORTANTES PARA O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO, UNINDO AS DIMENSÕES PSICODINÂMICAS DO INDIVÍDUO E AMBIENTAIS NO SEU PROCESSO DE AMADURECIMENTO. A METODOLOGIA DO TRABALHO PAUTOU-SE EM UM ESTUDO DE CASO, TRATANDO-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA E UTILIZAÇÃO DA ANÁLISE FÍLMICA COM A FINALIDADE DE INTERPRETAR OS COMPORTAMENTOS DO PROFESSOR GEORGES LOPEZ. O PRINCIPAL RESULTADO FOI A CONSTATAÇÃO DE QUE O PROFESSOR REGREDIU A SERVIÇO DO EGO, POIS SE COLOCA NO LUGAR DE SEUS ALUNOS, É DEDICADO, ESTIMULA O ALUNADO, É PACIFICADOR, DENTRE OUTRAS CONFIRMAÇÕES OBSERVADAS NO FILME E FUNDAMENTADAS NA TEORIA DE WINNICOTT.