INTELIGÊNCIA EMOCIONAL (I.E) É UM CONCEITO RELACIONADO COMA CHAMADA “INTELIGÊNCIA SOCIAL” PRESENTE NA PSICOLOGIA CRIADO PELO PSICÓLOGO ESTADUNIDENSE DANIEL GOLEMAM. AS CARACTERÍSTICAS DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL SÃO A CAPACIDADE DE CONTROLAR IMPULSOS, CANALIZAR EMOÇÕES SE AUTO MOTIVAR E SEGUIR EM FRENTE MESMO DIANTE DE FRUSTRAÇÕES E DESILUSÕES. É O RECONHECIMENTO DE EMOÇÕES EM OUTRAS PESSOAS. SÃO HABILIDADES QUE FAZEM PARTE DE RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL SE IDENTIFICA PELO MODO COMO AS PESSOAS LIDAM COM SUAS EMOÇÕES E COM AS DAS PESSOAS PRÓXIMAS. ISTO ENVOLVE CARACTERÍSTICAS COMO: EMPATIA, MOTIVAÇÃO, LIDERANÇA, COOPERAÇÃO E AUTOCONSCIÊNCIA. A FINALIDADE DESSE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER A PRATICA DO EDUCADOR NO DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL DAS CRIANÇAS. VERIFICANDO QUAIS SÃO AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELO EDUCADOR, PARA EXPLORAR A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL DAS CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. APÓS ESSE ESTUDO ESPERA-SE QUER HAJA UMA MELHORIA NO DESEMPENHO GERAL DOS EDUCADORES COM SEUS ALUNOS EM TODAS AS DISCIPLINAS, VISTO QUE AS EMOÇÕES GOVERNAM A CAPACIDADE DE APRENDER. AS CONCLUSÕES DA PESQUISA APONTAM QUE AS COMPETÊNCIAS DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, COMO AUTOCONHECIMENTO, AUTOGESTÃO, CONSCIÊNCIA SOCIAL E ADMINISTRAÇÃO DE RELACIONAMENTOS, PODEM CONTRIBUIR PARA A QUALIDADE DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, CONDUZINDO O SER HUMANO AO EQUILÍBRIO DA RAZÃO E EMOÇÃO.