ESTE ARTIGO É UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DO TIPO ESTADO DO CONHECIMENTO, ONDE BUSCAMOS RESPONDER A SEGUINTE PROBLEMÁTICA: “QUAIS AS BIBLIOGRAFIAS EXISTENTES, NO ÂMBITO DA PÓS-GRADUAÇÃO, SOBRE A HISTÓRIA DO CURRÍCULO E DA DISCIPLINA ESCOLAR DE GEOGRAFIA NO PERÍODO DO BRASIL IMPÉRIO?”. TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL APRESENTAR O ESTADO DO CONHECIMENTO ENTRE OS ANOS DE 2002 À 2020 SOBRE A HISTÓRIA DA GEOGRAFIA ESCOLAR BRASILEIRA NO PERÍODO DO IMPÉRIO, SENDO QUE PARA ALCANÇAR ESSE OBJETIVO, TENHO POR OBJETIVOS ESPECÍFICOS: DEBATER BREVEMENTE A PESQUISA DO TIPO ESTADO DO CONHECIMENTO; IDENTIFICAR AS OBRAS AO NÍVEL DE PÓS-GRADUAÇÃO QUE TRATAM SOBRE A DISCIPLINA DE GEOGRAFIA NO PERÍODO DO IMPÉRIO; E ELABORAR UM QUADRO COM AS OBRAS IDENTIFICADA; JUSTIFICA-SE POR SER UM TIPO DE PESQUISA INÉDITA SOBRE A TEMÁTICA E PELA NECESSIDADE DE DESVELAR COMO SE ORGANIZAVA O CONHECIMENTO ESCOLAR DA GEOGRAFIA NO PERÍODO.