A EDUCAÇÃO ESTÁ RELACIONADA COM ATIVIDADES QUE PROPORCIONAM A APRENDIZAGEM DO ALUNO COMO FORMA DE CONSTRUÇÃO PLENA DO SUJEITO. NESSE CONTEXTO, EMERGE A PEDAGOGIA DOS PROJETOS, SISTEMÁTICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM QUE TEM COMO CARACTERÍSTICA A CONDUÇÃO SISTEMATIZADA DE TÉCNICAS E ATIVIDADES QUE PROMOVEM A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. ASSIM, O PRESENTE ESTUDO SE DEU COM O OBJETIVO DE ANALISAR A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS NA EDUCAÇÃO, ENFATIZANDO O PAPEL DA GESTÃO ESCOLAR NA CONDUÇÃO DESTA METODOLOGIA. PARA A CONDUÇÃO DESTE TRABALHO, REALIZOU-SE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, A PARTIR DA QUAL SE PODE APONTAR PARA O FATO DE QUE A PEDAGOGIA DE PROJETOS, APESAR DE SER UMA METODOLOGIA HÁ MUITO TEMPO UTILIZADA E DIFUNDIDA NO MEIO EDUCATIVO, AINDA ENCONTRA RESISTÊNCIA EM MUITAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES. TAL FATO INDICA A NECESSIDADE DE QUE A GESTÃO ESCOLAR ASSUMA O SEU PAPEL NA QUALIFICAÇÃO PEDAGÓGICA DAS ESCOLAS E INSTRUMENTALIZE SEUS PROFESSORES PARA O TRABALHO COM PROJETOS. ISSO PODE ACONTECER PELA ORGANIZAÇÃO DOS TEMPOS E ESPAÇOS, PELA SENSIBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR E PELA FORMAÇÃO EM SERVIÇO DOS PROFESSORES, DE FORMA A CONCRETIZAR UMA CULTURA DE PROJETOS NO AMBIENTE ESCOLAR.