Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA A PARTIR DO UNIVERSO LÚDICO DOS JOGOS DIGITAIS: ELO ENTRE A MITOLOGIA GREGA E A INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Palavra-chaves: ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, JOGOS DIGITAIS, PRAZER EM APRENDER, Comunicação Oral (CO) GT 19 – Tecnologias e Educação
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80072
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 793
    "inscrito_id" => 2852
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA A PARTIR DO UNIVERSO LÚDICO DOS JOGOS DIGITAIS: ELO ENTRE A MITOLOGIA GREGA E A INOVAÇÃO TECNOLÓGICA"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO OBJETIVA TRAZER AS CONTRIBUI??ES DA ABORDAGEM HIST?RICA NA CONSTRU??O DOS CONCEITOS MATEM?TICOS ALIADA AO EMPREGO DOS JOGOS ELETR?NICOS COMO FERRAMENTA FACILITADORA, E CONT?M COMO SUGEST?O A ABORDAGEM DO TEOREMA DE PIT?GORAS A PARTIR DOS MIST?RIOS DA MITOLOGIA GREGA. S?O APRESENTADAS REFLEX?ES ACERCA DA IMPORT?NCIA E UTILIZA??O DA HIST?RIA DA MATEM?TICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, TENDO EM VISTA QUE AS ATUAIS DEMANDAS SOCIAIS, ECON?MICAS E CULTURAIS POSTAS ? EDUCA??O EVIDENCIAM A NECESSIDADE DE SE BUSCAR CADA VEZ MAIS M?TODOS E ESTRAT?GIAS CAPAZES DE PROPORCIONAR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. TOMANDO POR BASE OS PAR?METROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN), A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E A VIS?O DE IMPORTANTES AUTORES, REALIZAMOS UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA SOBRE O USO DA HIST?RIA DA MATEM?TICA E SUAS IMPLICA??ES NO CONTEXTO EDUCACIONAL, EM SEGUIDA BUSCOU-SE UM ELO ENTRE A PERSPECTIVA HIST?RICA E O USO DE JOGOS VIRTUAIS. O JOGO CRIADO, COM BASE NO POWER POINT, FOI INTITULADO DE ?DEUSES DO OLIMPO? E TRAZ UMA METODOLOGIA INOVADORA, ATRELANDO O CONHECIMENTO MATEM?TICO, A HIST?RIA E O UNIVERSO L?DICO, ELEMENTOS ESTES ENCARREGADOS DE ESTIMULAR A BUSCA PELO CONHECIMENTO E DESPERTAR O PRAZER EM APRENDER."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, JOGOS DIGITAIS, PRAZER EM APRENDER, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID2852_29072021162840.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÉRICA ISABEL DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ÉRICA SANTOS"
    "autor_email" => "erica203santos@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80072
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 793
    "inscrito_id" => 2852
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA A PARTIR DO UNIVERSO LÚDICO DOS JOGOS DIGITAIS: ELO ENTRE A MITOLOGIA GREGA E A INOVAÇÃO TECNOLÓGICA"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO OBJETIVA TRAZER AS CONTRIBUI??ES DA ABORDAGEM HIST?RICA NA CONSTRU??O DOS CONCEITOS MATEM?TICOS ALIADA AO EMPREGO DOS JOGOS ELETR?NICOS COMO FERRAMENTA FACILITADORA, E CONT?M COMO SUGEST?O A ABORDAGEM DO TEOREMA DE PIT?GORAS A PARTIR DOS MIST?RIOS DA MITOLOGIA GREGA. S?O APRESENTADAS REFLEX?ES ACERCA DA IMPORT?NCIA E UTILIZA??O DA HIST?RIA DA MATEM?TICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, TENDO EM VISTA QUE AS ATUAIS DEMANDAS SOCIAIS, ECON?MICAS E CULTURAIS POSTAS ? EDUCA??O EVIDENCIAM A NECESSIDADE DE SE BUSCAR CADA VEZ MAIS M?TODOS E ESTRAT?GIAS CAPAZES DE PROPORCIONAR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. TOMANDO POR BASE OS PAR?METROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN), A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E A VIS?O DE IMPORTANTES AUTORES, REALIZAMOS UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA SOBRE O USO DA HIST?RIA DA MATEM?TICA E SUAS IMPLICA??ES NO CONTEXTO EDUCACIONAL, EM SEGUIDA BUSCOU-SE UM ELO ENTRE A PERSPECTIVA HIST?RICA E O USO DE JOGOS VIRTUAIS. O JOGO CRIADO, COM BASE NO POWER POINT, FOI INTITULADO DE ?DEUSES DO OLIMPO? E TRAZ UMA METODOLOGIA INOVADORA, ATRELANDO O CONHECIMENTO MATEM?TICO, A HIST?RIA E O UNIVERSO L?DICO, ELEMENTOS ESTES ENCARREGADOS DE ESTIMULAR A BUSCA PELO CONHECIMENTO E DESPERTAR O PRAZER EM APRENDER."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 – Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA, HISTÓRIA DA MATEMÁTICA, JOGOS DIGITAIS, PRAZER EM APRENDER, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA119_ID2852_29072021162840.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÉRICA ISABEL DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ÉRICA SANTOS"
    "autor_email" => "erica203santos@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE TRABALHO OBJETIVA TRAZER AS CONTRIBUI??ES DA ABORDAGEM HIST?RICA NA CONSTRU??O DOS CONCEITOS MATEM?TICOS ALIADA AO EMPREGO DOS JOGOS ELETR?NICOS COMO FERRAMENTA FACILITADORA, E CONT?M COMO SUGEST?O A ABORDAGEM DO TEOREMA DE PIT?GORAS A PARTIR DOS MIST?RIOS DA MITOLOGIA GREGA. S?O APRESENTADAS REFLEX?ES ACERCA DA IMPORT?NCIA E UTILIZA??O DA HIST?RIA DA MATEM?TICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, TENDO EM VISTA QUE AS ATUAIS DEMANDAS SOCIAIS, ECON?MICAS E CULTURAIS POSTAS ? EDUCA??O EVIDENCIAM A NECESSIDADE DE SE BUSCAR CADA VEZ MAIS M?TODOS E ESTRAT?GIAS CAPAZES DE PROPORCIONAR UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. TOMANDO POR BASE OS PAR?METROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN), A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E A VIS?O DE IMPORTANTES AUTORES, REALIZAMOS UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA SOBRE O USO DA HIST?RIA DA MATEM?TICA E SUAS IMPLICA??ES NO CONTEXTO EDUCACIONAL, EM SEGUIDA BUSCOU-SE UM ELO ENTRE A PERSPECTIVA HIST?RICA E O USO DE JOGOS VIRTUAIS. O JOGO CRIADO, COM BASE NO POWER POINT, FOI INTITULADO DE ?DEUSES DO OLIMPO? E TRAZ UMA METODOLOGIA INOVADORA, ATRELANDO O CONHECIMENTO MATEM?TICO, A HIST?RIA E O UNIVERSO L?DICO, ELEMENTOS ESTES ENCARREGADOS DE ESTIMULAR A BUSCA PELO CONHECIMENTO E DESPERTAR O PRAZER EM APRENDER.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.