O TRABALHO AQUI APRESENTADO ANALISA A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DE LITERATURA PARA A FORMAÇÃO DE JOVENS LEITORES CRÍTICOS PARTICIPATIVOS E OS DESAFIOS DESSE ENSINO, POR PARTE DOS PROFESSORES, NO ENSINO REMOTO. OS OBJETIVOS CONSISTEM EM ELABORAR MEIOS QUE DESPERTEM O APREÇO A LEITURA DE LIVROS DE AUTORES CONSAGRADOS OU AINDA NO ANONIMATO, COMO PREPARAÇÃO PARA INGRESSAR EM UMA NOVA ETAPA, O ENSINO MÉDIO, COMO TAMBÉM ADQUIRI FUNDAMENTOS PARA UMA VISÃO HOLÍSTICA DE MUNDO E TORNAR EM UM SUJEITO SOCIAL ATIVO. FOI UTILIZADA A PESQUISA-AÇÃO COMO METODOLOGIA E FOCA NO TRABALHO DE PROFESSORES E ALUNOS DO ÚLTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MANUSEANDO OBRAS LITERÁRIAS. TIVEMOS COMO PRIORIDADE DESCREVER ASPECTOS DE ANALISAR SITUAÇÕES PRÁTICAS DO COTIDIANO ESCOLAR, ESPECIFICAMENTE NA ÁREA DE LITERATURA, MATÉRIA PORTUGUÊS E NA AULA DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO. NAS CONSIDERAÇÕES FINAIS É REITERADO A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DAS OBRAS LITERÁRIAS COMO NECESSÁRIAS, PARA DESENVOLVER HABILIDADES COGNITIVAS, PODENDO AJUDAR A TORNAR O EDUCANDO COM MAIOR COMPREENSÃO DE SIGNIFICADOS, ENRIQUECIDO CULTURALMENTE ADQUIRINDO NOVOS CONCEITOS, ALÉM DE MELHORAR O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL DOS MESMOS.