Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COM ENFOQUE CTS: UM OLHAR PARA OS TRABALHOS PUBLICADOS NO ENPEC

Palavra-chaves: CTS, ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, ENSINO DE CIÊNCIAS, Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81432
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2796
    "inscrito_id" => 8697
    "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COM ENFOQUE CTS: UM OLHAR PARA OS TRABALHOS PUBLICADOS NO ENPEC"
    "resumo" => "ESSE ESTUDO BUSCOU ANALISAR O PANORAMA DA PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COM O ENFOQUE CTS (CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE) E ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA DOS TRABALHOS PUBLICADOS NOS ANAIS DO ENPEC (ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS) NO PERÍODO DE 2011 A 2019. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, BIBLIOGRÁFICA DE NATUREZA EXPLORATÓRIA. FORAM ENCONTRADOS 125 TRABALHOS QUE DISCORRIAM SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA E DESSES FORAM SELECIONADOS 16 TRABALHOS COM O FOCO ESPECÍFICO DESSE ESTUDO. FOI UTILIZADA A ANÁLISE DE CONTEÚDO PARA CATEGORIZAR OS DADOS TEMÁTICOS APRESENTADOS NO CORPUS DOS TRABALHOS SELECIONADOS. DIANTE DOS DISCURSOS APONTADOS AO LONGO DOS TRABALHOS DESCRITOS E ANALISADOS FORAM ELENCADAS TRÊS CATEGORIAS E FOI OBSERVADO A NECESSIDADE DA INSERÇÃO DO CTS NOS CURRÍCULOS, BEM COMO UMA MAIOR APROXIMAÇÃO DESSA TEMÁTICA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA COM FOCO NA ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA. OS RESULTADOS TAMBÉM APONTARAM PARA A NECESSIDADE DE MAIORES ESTUDOS NO CAMPO DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM FOCO CTS E ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "CTS, ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, ENSINO DE CIÊNCIAS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID8697_02112021190534.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA BEATRIZ DIAS COUTINHO"
    "autor_nome_curto" => "BEATRIZ COUTINHO"
    "autor_email" => "coutinhobiaa@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81432
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2796
    "inscrito_id" => 8697
    "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COM ENFOQUE CTS: UM OLHAR PARA OS TRABALHOS PUBLICADOS NO ENPEC"
    "resumo" => "ESSE ESTUDO BUSCOU ANALISAR O PANORAMA DA PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COM O ENFOQUE CTS (CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE) E ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA DOS TRABALHOS PUBLICADOS NOS ANAIS DO ENPEC (ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS) NO PERÍODO DE 2011 A 2019. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, BIBLIOGRÁFICA DE NATUREZA EXPLORATÓRIA. FORAM ENCONTRADOS 125 TRABALHOS QUE DISCORRIAM SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA E DESSES FORAM SELECIONADOS 16 TRABALHOS COM O FOCO ESPECÍFICO DESSE ESTUDO. FOI UTILIZADA A ANÁLISE DE CONTEÚDO PARA CATEGORIZAR OS DADOS TEMÁTICOS APRESENTADOS NO CORPUS DOS TRABALHOS SELECIONADOS. DIANTE DOS DISCURSOS APONTADOS AO LONGO DOS TRABALHOS DESCRITOS E ANALISADOS FORAM ELENCADAS TRÊS CATEGORIAS E FOI OBSERVADO A NECESSIDADE DA INSERÇÃO DO CTS NOS CURRÍCULOS, BEM COMO UMA MAIOR APROXIMAÇÃO DESSA TEMÁTICA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA COM FOCO NA ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA. OS RESULTADOS TAMBÉM APONTARAM PARA A NECESSIDADE DE MAIORES ESTUDOS NO CAMPO DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM FOCO CTS E ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "CTS, ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA, FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, ENSINO DE CIÊNCIAS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID8697_02112021190534.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA BEATRIZ DIAS COUTINHO"
    "autor_nome_curto" => "BEATRIZ COUTINHO"
    "autor_email" => "coutinhobiaa@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESSE ESTUDO BUSCOU ANALISAR O PANORAMA DA PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COM O ENFOQUE CTS (CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE) E ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA DOS TRABALHOS PUBLICADOS NOS ANAIS DO ENPEC (ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS) NO PERÍODO DE 2011 A 2019. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, BIBLIOGRÁFICA DE NATUREZA EXPLORATÓRIA. FORAM ENCONTRADOS 125 TRABALHOS QUE DISCORRIAM SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA E DESSES FORAM SELECIONADOS 16 TRABALHOS COM O FOCO ESPECÍFICO DESSE ESTUDO. FOI UTILIZADA A ANÁLISE DE CONTEÚDO PARA CATEGORIZAR OS DADOS TEMÁTICOS APRESENTADOS NO CORPUS DOS TRABALHOS SELECIONADOS. DIANTE DOS DISCURSOS APONTADOS AO LONGO DOS TRABALHOS DESCRITOS E ANALISADOS FORAM ELENCADAS TRÊS CATEGORIAS E FOI OBSERVADO A NECESSIDADE DA INSERÇÃO DO CTS NOS CURRÍCULOS, BEM COMO UMA MAIOR APROXIMAÇÃO DESSA TEMÁTICA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA COM FOCO NA ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA. OS RESULTADOS TAMBÉM APONTARAM PARA A NECESSIDADE DE MAIORES ESTUDOS NO CAMPO DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM FOCO CTS E ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.