ESSE ESTUDO BUSCOU ANALISAR O PANORAMA DA PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES COM O ENFOQUE CTS (CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE) E ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA DOS TRABALHOS PUBLICADOS NOS ANAIS DO ENPEC (ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS) NO PERÍODO DE 2011 A 2019. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, BIBLIOGRÁFICA DE NATUREZA EXPLORATÓRIA. FORAM ENCONTRADOS 125 TRABALHOS QUE DISCORRIAM SOBRE FORMAÇÃO CONTINUADA E DESSES FORAM SELECIONADOS 16 TRABALHOS COM O FOCO ESPECÍFICO DESSE ESTUDO. FOI UTILIZADA A ANÁLISE DE CONTEÚDO PARA CATEGORIZAR OS DADOS TEMÁTICOS APRESENTADOS NO CORPUS DOS TRABALHOS SELECIONADOS. DIANTE DOS DISCURSOS APONTADOS AO LONGO DOS TRABALHOS DESCRITOS E ANALISADOS FORAM ELENCADAS TRÊS CATEGORIAS E FOI OBSERVADO A NECESSIDADE DA INSERÇÃO DO CTS NOS CURRÍCULOS, BEM COMO UMA MAIOR APROXIMAÇÃO DESSA TEMÁTICA NOS CURSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA COM FOCO NA ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA. OS RESULTADOS TAMBÉM APONTARAM PARA A NECESSIDADE DE MAIORES ESTUDOS NO CAMPO DE FORMAÇÃO CONTINUADA COM FOCO CTS E ALFABETIZAÇÃO CIENTIFICA.