RESUMO
ESTA PESQUISA DE CARÁTER BIBLIOGRÁFICO TRAZ UMA PROPOSTA DE LEITURA, ESCRITA E USO DE ALGUMAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COM O INTUITO DE MOSTRAR AOS ALUNOS ATRAVÉS DE SUAS PRÓPRIAS VIVÊNCIAS, O LUGAR QUE OS REPRESENTASSEM POR MEIO DE SUAS LEMBRANÇAS AFETIVAS. POIS HAVÍAMOS OBSERVADO, DURANTE AS AULAS REMOTAS, QUE OS ALUNOS ANDAVAM DISPERSOS, E INFELIZMENTE, O MOMENTO DE PANDEMIA ESTAVA CONTRIBUINDO DE MANEIRA NEGATIVA PARA A BAIXA, LETRAMENTO E PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES. O PROJETO: “O GÊNERO CRÔNICA: UM NOVO OLHAR PARA O MEU DIA A DIA - MEU LUGAR ME REPRESENTA”, FOI REALIZADO COM A TURMA DO 9º ANO “A”, DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL MARIA CELESTE PIRES LEITE, CATINGUEIRA-PB, NA BUSCA DE RESGATARMOS ESSES ESTUDANTES E PROPORCIONARMOS ATIVIDADES MAIS INTERATIVAS E SIGNIFICATIVAS. A METODOLOGIA UTILIZADA CONTOU COM ENTREVISTAS (ESCRITAS, EM ÁUDIO OU VÍDEO) DOS PAIS, CAPTURA DE IMAGENS E FOTOGRAFIAS, E DA APRECIAÇÃO DOS TEXTOS “A ÚLTIMA CRÔNICA”; DE FERNANDO SABINO E “O PAPA VAI AO BANHEIRO?”; DE TIAGO GERMANO.” ESSAS PROPOSTAS PUDERAM PROPORCIONAR AOS ESTUDANTES UMA APRENDIZAGEM RELEVANTE, POR MEIO DE PRODUÇÃO DA ENTREVISTA, IMAGENS, E DIÁLOGOS COM OS TEXTOS E AUTORES. NO DECORRER DO PROJETO OS ESTUDANTES COMEÇARAM A PRODUZIR SUAS PRÓPRIAS CRÔNICAS, ESCRITAS À MÃO E/OU COM USO DE ALGUMAS FERRAMENTAS DIGITAIS COMO: WORD, VÍDEOS, ÁUDIOS, ETC. TODAS AS ATIVIDADES CONTRIBUÍRAM PARA O PROTAGONISMO DOS DISCENTES. A CULMINÂNCIA DO PROJETO SE DEU POR MEIO DE UMA VIDEOCONFERÊNCIA, ONLINE E OFF-LINE, ONDE FORAM APRESENTADAS TODAS AS ATIVIDADES ELENCADAS A COMUNIDADE ESCOLAR.