É NA INFÂNCIA QUE A ESCOLA É INTEGRADA A ROTINA DA CRIANÇA E REPRESENTARÁ UM AMBIENTE IMPRESCINDÍVEL PARA SEU DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL, VISTO QUE ESTA INSTITUIÇÃO ADMINISTRARÁ AS OPORTUNIDADES SOCIAIS E MATERIAIS NECESSÁRIO A ESTE INDIVÍDUO. PARTINDO DESTA CONCEPÇÃO, A PERGUNTA QUE NORTEIA ESTE ESTUDO É: QUAL A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR PARA A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO ENQUANTO SUJEITO SOCIAL? PARA RESPONDER A PERGUNTA QUE NORTEIA O ESTUDO, TRAÇAMOS COMO OBJETIVO GERAL ANALISAR A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SOCIAL DA CRIANÇA. PARA CONTEMPLAR OBJETIVO PROPOSTO ATRAVÉS DESTE ESTUDO, TRAÇOU-SE UMA METODOLOGIA ENQUADRADA NA CATEGORIA DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA E DESCRITIVA. DESSA FORMA, BUSCAMOS, POR MEIO DAS BASES TEÓRICAS ENCONTRADAS, PROBLEMATIZAR ACERCA DA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA E A TRANSMISSÃO DO SABER DENTRO DO CONTEXTO ESCOLAR, CONTRAPONDO COM OS PARADIGMAS ESTABELECIDOS POR METODOLOGIAS OBSOLETAS AINDA PRESENTES NO COTIDIANO DIDÁTICO.