ASSIMILAÇÃO DE CONCEITOS DE MATEMÁTICA: DISCUTINDO
ATIVIDADES PARA O ENSINO DE GRANDEZAS E MEDIDAS NOS
ANOS INICIAIS
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81144 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2228 "inscrito_id" => 3675 "titulo" => """ ASSIMILAÇÃO DE CONCEITOS DE MATEMÁTICA: DISCUTINDO\r\n ATIVIDADES PARA O ENSINO DE GRANDEZAS E MEDIDAS NOS\r\n ANOS INICIAIS """ "resumo" => """ O OBJETIVO DESSA PROPOSTA FOI O DE ELABORAR ATIVIDADES DE ENSINO DIRECIONADAS AO ESTUDO CONCEITUAL DA\r\n UNIDADE TEMÁTICA GRANDEZAS E MEDIDAS NA MATEMÁTICA, PARA O 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS\r\n MODALIDADES PRESENCIAL E REMOTA. A METODOLOGIA UTILIZADA NO TRABALHO FOI CARACTERIZADA POR SER UM\r\n ESTUDO EXPLORATÓRIO DO TIPO QUALITATIVO, DESTINADO A APRESENTAR ATIVIDADES DE MATEMÁTICA QUE PROMOVAM\r\n A ASSIMILAÇÃO DE CONCEITOS ESPECÍFICOS, TAIS COMO: MEDIDAS DE COMPRIMENTO, MEDIDAS DE ÁREA E SITUAÇÕES\r\n DE COMPRA, VENDA E TROCA NO SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO. ASSIM, DESENVOLVEMOS ALGUMAS ATIVIDADES,\r\n PARA AS MODALIDADES DE ENSINO REMOTO E PRESENCIAL, DIRECIONADAS ÀS SITUAÇÕES ENVOLVENDO A COMPARAÇÃO\r\n E A EQUIVALÊNCIA DE VALORES DO SISTEMA FINANCEIRO, MEDIÇÃO DE COMPRIMENTO E DE SUPERFÍCIE DE ÁREA.\r\n CONSIDERANDO QUE O ENSINO DE MATEMÁTICA, ATRELADO AO USO DAS TECNOLOGIAS, QUANDO BEM DIRECIONADO,\r\n PODE PROMOVER DISCUSSÕES QUE POSSIBILITEM A AQUISIÇÃO DE HABILIDADES E CONCEITOS NO ENSINO DAS\r\n GRANDEZAS, BUSCOU-SE AMPLIAR AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO, APOIANDO NO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS E DE\r\n PLATAFORMAS VIRTUAIS COM RECURSOS INTERATIVOS. CONCLUÍMOS QUE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PODEM\r\n FACILITAR A ASSIMILAÇÃO DE CONCEITOS NO ENSINO DAS GRANDEZAS E DAS MEDIDAS NA MATEMÁTICA PARA OS ANOS\r\n INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "GRANDEZAS E MEDIDAS,, ENSINO DE MATEMÁTICA, ANOS INICIAIS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA113_ID3675_30092021194427.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHEILA MARQUES MOREIRA MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "SHEILA MARQUES MOREIRA MEDEIRO" "autor_email" => "sheilamarques1986@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81144 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2228 "inscrito_id" => 3675 "titulo" => """ ASSIMILAÇÃO DE CONCEITOS DE MATEMÁTICA: DISCUTINDO\r\n ATIVIDADES PARA O ENSINO DE GRANDEZAS E MEDIDAS NOS\r\n ANOS INICIAIS """ "resumo" => """ O OBJETIVO DESSA PROPOSTA FOI O DE ELABORAR ATIVIDADES DE ENSINO DIRECIONADAS AO ESTUDO CONCEITUAL DA\r\n UNIDADE TEMÁTICA GRANDEZAS E MEDIDAS NA MATEMÁTICA, PARA O 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS\r\n MODALIDADES PRESENCIAL E REMOTA. A METODOLOGIA UTILIZADA NO TRABALHO FOI CARACTERIZADA POR SER UM\r\n ESTUDO EXPLORATÓRIO DO TIPO QUALITATIVO, DESTINADO A APRESENTAR ATIVIDADES DE MATEMÁTICA QUE PROMOVAM\r\n A ASSIMILAÇÃO DE CONCEITOS ESPECÍFICOS, TAIS COMO: MEDIDAS DE COMPRIMENTO, MEDIDAS DE ÁREA E SITUAÇÕES\r\n DE COMPRA, VENDA E TROCA NO SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO. ASSIM, DESENVOLVEMOS ALGUMAS ATIVIDADES,\r\n PARA AS MODALIDADES DE ENSINO REMOTO E PRESENCIAL, DIRECIONADAS ÀS SITUAÇÕES ENVOLVENDO A COMPARAÇÃO\r\n E A EQUIVALÊNCIA DE VALORES DO SISTEMA FINANCEIRO, MEDIÇÃO DE COMPRIMENTO E DE SUPERFÍCIE DE ÁREA.\r\n CONSIDERANDO QUE O ENSINO DE MATEMÁTICA, ATRELADO AO USO DAS TECNOLOGIAS, QUANDO BEM DIRECIONADO,\r\n PODE PROMOVER DISCUSSÕES QUE POSSIBILITEM A AQUISIÇÃO DE HABILIDADES E CONCEITOS NO ENSINO DAS\r\n GRANDEZAS, BUSCOU-SE AMPLIAR AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO, APOIANDO NO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS E DE\r\n PLATAFORMAS VIRTUAIS COM RECURSOS INTERATIVOS. CONCLUÍMOS QUE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PODEM\r\n FACILITAR A ASSIMILAÇÃO DE CONCEITOS NO ENSINO DAS GRANDEZAS E DAS MEDIDAS NA MATEMÁTICA PARA OS ANOS\r\n INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "GRANDEZAS E MEDIDAS,, ENSINO DE MATEMÁTICA, ANOS INICIAIS, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA113_ID3675_30092021194427.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SHEILA MARQUES MOREIRA MEDEIROS" "autor_nome_curto" => "SHEILA MARQUES MOREIRA MEDEIRO" "autor_email" => "sheilamarques1986@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }