O OBJETIVO DESSA PROPOSTA FOI O DE ELABORAR ATIVIDADES DE ENSINO DIRECIONADAS AO ESTUDO CONCEITUAL DA
UNIDADE TEMÁTICA GRANDEZAS E MEDIDAS NA MATEMÁTICA, PARA O 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS
MODALIDADES PRESENCIAL E REMOTA. A METODOLOGIA UTILIZADA NO TRABALHO FOI CARACTERIZADA POR SER UM
ESTUDO EXPLORATÓRIO DO TIPO QUALITATIVO, DESTINADO A APRESENTAR ATIVIDADES DE MATEMÁTICA QUE PROMOVAM
A ASSIMILAÇÃO DE CONCEITOS ESPECÍFICOS, TAIS COMO: MEDIDAS DE COMPRIMENTO, MEDIDAS DE ÁREA E SITUAÇÕES
DE COMPRA, VENDA E TROCA NO SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO. ASSIM, DESENVOLVEMOS ALGUMAS ATIVIDADES,
PARA AS MODALIDADES DE ENSINO REMOTO E PRESENCIAL, DIRECIONADAS ÀS SITUAÇÕES ENVOLVENDO A COMPARAÇÃO
E A EQUIVALÊNCIA DE VALORES DO SISTEMA FINANCEIRO, MEDIÇÃO DE COMPRIMENTO E DE SUPERFÍCIE DE ÁREA.
CONSIDERANDO QUE O ENSINO DE MATEMÁTICA, ATRELADO AO USO DAS TECNOLOGIAS, QUANDO BEM DIRECIONADO,
PODE PROMOVER DISCUSSÕES QUE POSSIBILITEM A AQUISIÇÃO DE HABILIDADES E CONCEITOS NO ENSINO DAS
GRANDEZAS, BUSCOU-SE AMPLIAR AS ESTRATÉGIAS DE ENSINO, APOIANDO NO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS E DE
PLATAFORMAS VIRTUAIS COM RECURSOS INTERATIVOS. CONCLUÍMOS QUE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PODEM
FACILITAR A ASSIMILAÇÃO DE CONCEITOS NO ENSINO DAS GRANDEZAS E DAS MEDIDAS NA MATEMÁTICA PARA OS ANOS
INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO.