O RECONHECIMENTO DE SERES QUE NÃO SÃO VISTOS A OLHO NU, PODE SE TORNAR UMA DIFICULDADE, POSTO QUE SE DISTANCIA DO REAL E REQUER A CAPACIDADE DE ABSTRAÇÃO DO ALUNO. NO ENTANTO, A INFLUÊNCIA DOS MICRORGANISMOS NO CORPO E NA VIDA É POSSÍVEL DE SER SENTIDA NO COTIDIANO. A ABORDAGEM DESSA TEMÁTICA É POUCO DISCUTIDA QUANDO AS RELAÇÕES ENTRE OS SERES VIVOS SÃO APRESENTADAS, SENDO A ÊNFASE AOS ASPECTOS MACROSCÓPICOS. OS MICRORGANISMOS SÃO DEBATIDOS DE FORMA ISOLADA, SEM AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS ENTRE ELES, COM O MEIO E COM O CORPO HUMANO. A SEQUÊNCIA DIDÁTICA VISOU TRANSFORMAR O ESTUDANTE EM SUJEITO DA APRENDIZAGEM, PROMOVENDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, INDUZINDO-O A DESENVOLVER HABILIDADES E COMPETÊNCIAS PARA IDENTIFICAR ELEMENTOS ENVOLVIDOS NA MICROBIOTA E A DINÂMICA POPULACIONAL CONSTRUÍDA NAS RELAÇÕES ENTRE AS ESPÉCIES. FORAM UTILIZADAS PRÁTICAS EM LABORATÓRIO E DOIS APLICATIVOS, COM ABORDAGEM INVESTIGATIVA. ALÉM DISSO, A SOLUÇÃO DAS TAREFAS EVIDENCIOU UMA INTERDISCIPLINARIDADE COM HISTÓRIA, GEOGRAFIA E LÍNGUA PORTUGUESA. FOI CONSTATADA PELOS ALUNOS A EXISTÊNCIA DE INÚMEROS MICRORGANISMOS EM UMA GOTA D’ÁGUA E, AINDA EVIDENCIARAM A POSSIBILIDADE DE EXISTÊNCIA DESSES ORGANISMOS EM VÁRIOS AMBIENTES. AS ESTRUTURAS INTERNAS DE BACTÉRIAS FORAM IDENTIFICADAS POR APLICATIVO E PROCESSOS EPIDÊMICOS FORAM ANALISADOS A PARTIR DE JOGO. FINALIZANDO, OS ALUNOS PARTICIPARAM DA EXPOSIÇÃO ESCOLAR MOSTRANDO TUDO O QUE HAVIAM APRENDIDO SOBRE A TEMÁTICA, DESMISTIFICANDO O PAPEL NOCIVO DESSES ORGANISMOS E ADOTARAM POSTURA CRÍTICA PARA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL.