O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO UMA ANALISE ESTRATÉGICA SOBRE O CAMINHO METODOLÓGICO TRAÇADO PELO PROGRAMA PIBID GEOGRAFIA, VOLTADO PARA AS CONTRIBUIÇÕES QUE O PROGRAMA OFERECE NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS PARTICIPANTES QUE ESTÃO NO INÍCIO DO CURSO, TENDO EM VISTA, DEFICIÊNCIAS QUE ALGUNS ALUNOS SENTEM AO DESENVOLVEREM SUA IDEOLOGIA DOCENTE EM SUA FORMAÇÃO. NO TRABALHO É LEVANTADO AS CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS REFERENTES AS DIFICULDADES EDUCACIONAIS ENTRE A RELAÇÃO ALUNO E PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA; FORMAÇÃO ACADÊMICA E AS POSSÍVEIS TÉCNICAS METODOLÓGICAS DIRECIONADAS A AÇÃO PEDAGÓGICA NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA. NA PESQUISA FOI CONSTRUÍDO QUESTIONAMENTOS OBJETIVOS E SUBJETIVOS COM INTUITO DE ESPANAR TODO O CONTEXTO TRABALHADO NO PROGRAMA PIBID ATRAVÉS DE OPINIÕES E RELATOS PESSOAIS DE INDIVÍDUOS QUE INGRESSARÃO NO PROGRAMA. A PARTIR DOS RELATOS, CONFIRMOU-SE A QUALIDADE METODOLÓGICA QUE O PROGRAMA OFERECE PARA OS DISCENTES EM SUA FORMAÇÃO DOCENTE, DESDE OS PRIMEIROS PASSOS NO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA.