ESTE TRABALHO APRESENTA UMA PESQUISA DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE ALGUNS DOS PRINCIPAIS ASPECTOS ASSOCIADOS COM A IMPLEMENTAÇÃO DOS PROGRAMAS DE MONITORIA ACADÊMICA NAS UNIVERSIDADES NACIONAIS VOLTADAS PARA AS DISCIPLINAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL, SUA FUNDAMENTAÇÃO É SUSTENTADA POR ARTIGOS ACADÊMICOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS QUE DISCUTEM O CARÁTER QUALITATIVO DO TEMA, E POR ESTUDOS E ANÁLISES ESTATÍSTICAS SOBRE OS RESULTADOS OBTIDOS COM A APLICAÇÃO DA PROPOSTA. DESTACA-SE COMO O TRABALHO DO MONITOR ACADÊMICO POSSIBILITA A COMPREENSÃO DAS ESTRUTURAS DE RACIONALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DESENVOLVIDAS PELOS DISCENTES, PERMITINDO A ELABORAÇÃO DE UMA ANÁLISE DIAGNÓSTICA DOS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM E A PROPOSIÇÃO DE SOLUÇÕES. DISCUTE-SE A IMPORTÂNCIA DO PRIMEIRO CONTATO COM A ATIVIDADE DOCENTE, POR MEIO DO ATENDIMENTO AO ALUNO, PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO GRADUANDO QUE ATUA COMO TUTOR. POR FIM, APRESENTAM-SE OS RESULTADOS OBTIDOS COM A EXECUÇÃO DE PROJETOS DE ENSINO QUE PROPÕEM A REALIZAÇÃO DE MONITORIAS EM ALGUMAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR POR MEIO DA OBSERVAÇÃO DADOS NUMÉRICOS.