A AVALIA??O ? UM PROCESSO AMPLO E COMPLEXO QUE PODE SERVIR A DIFERENTES OBJETIVOS E FUN??ES. QUANDO A AVALIA??O EST? A SERVI?O DA APRENDIZAGEM ELA SE CONFIGURA COMO UMA OPORTUNIDADE DE REFLETIR SOBRE O ERRO E REDEFINIR OS CAMINHOS PARA A CONSTRU??O DO CONHECIMENTO. DIANTE DISSO, ESSE TRABALHO OBJETIVA DISCUTIR A AVALIA??O NA DISCIPLINA DE LIBRAS OFERTADA PARA DUAS TURMAS DE LETRAS/PORTUGU?S, EM UMA UNIVERSIDADE P?BLICA DO SERT?O PARAIBANO, NO SEMESTRE 2020.1. A PESQUISA SE CARACTERIZA COMO UM RELATO DE EXPERI?NCIA, DESCRITIVO, COM DADOS ANALISADOS EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA FUNDAMENTADA NOS PRESSUPOSTOS DA AVALIA??O DA APRENDIZAGEM DE LUCKESI (2011) E HOFFMANN (2013). OS RESULTADOS INDICAM QUE A VARIEDADE DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS QUE VISAM A COMPREENS?O E A PRODU??O EM LIBRAS APLICADAS NO DECORRER DA DISCIPLINA, EM UMA PERSPECTIVA CONT?NUA, PERMITEM A AN?LISE DAS RESPOSTAS DOS ESTUDANTES E A REDEFINI??O DAS ATIVIDADES POSTERIORES. NESSE SENTIDO, A AVALIA??O SE COLOCOU A SERVI?O DA APRENDIZAGEM, EM DETRIMENTO DE PROMOVER A CLASSIFICA??O DO ESTUDANTE.