O USO DE TÉCNICAS DA BIOTECNOLOGIA, COMO A MANIPULAÇÃO DO DNA PARA A GERAÇÃO DE SERES
TRANSGÊNICOS AVANÇOU MUITO RECENTEMENTE E SE TORNOU UM ASSUNTO IMPORTANTE DE SER DEBATIDO NA
SOCIEDADE E, CONSEQUENTEMENTE, NAS ESCOLAS. O OBJETIVO FOI ANALISAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS E
A ARGUMENTAÇÃO DOS ALUNOS DE 3º ANO DO ENSINO MÉDIO SOBRE O TEMA TRANSGÊNICOS. UTILIZAMOS A
METODOLOGIA DA MEDIAÇÃO DIALÉTICA PARA A APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, COMPOSTA POR
4 ETAPAS: RESGATANDO, PROBLEMATIZANDO, SISTEMATIZANDO E PRODUZINDO. NA ETAPA RESGATANDO FOI
POSSÍVEL OBSERVAR QUE OS ALUNOS RELACIONAM OS TRANSGÊNICOS A MODIFICAÇÕES, ALIMENTOS E
MUTAÇÕES. QUANDO SOLICITADOS A SOLUCIONAR O PROBLEMA SOBRE A ROTULAGEM DOS PRODUTOS
TRANSGÊNICOS, OS ALUNOS ARGUMENTARAM SOBRE O DIREITO DO CONSUMIDOR, MARKETING DAS EMPRESAS
E SAÚDE. NA ETAPA PRODUZINDO, ELABORAM MAPAS CONCEITUAIS QUE EM GERAL FORAM BEM
ESTRUTURADOS E APONTARAM AS INTER-RELAÇÕES EXISTENTES ENTRE OS PRODUTOS TRANSGÊNICOS,
MANIPULAÇÃO GENÉTICA E AS VANTAGENS E DESVANTAGENS ASSOCIADAS À ESSA BIOTECNOLOGIA. POR FIM,
OBSERVOU-SE QUE MESMO COM AS LIMITAÇÕES IMPOSTAS PELA PANDEMIA COVID-19, QUE NOS LEVOU A
UMA ADAPTAÇÃO PARA O ENSINO REMOTO, QUE FOI POSSÍVEL REALIZAR AS ATIVIDADES PROPOSTAS JÁ QUE OS
ALUNOS ENVOLVIDOS ERAM MUITO PARTICIPATIVOS NAS AULAS E NO RETORNO DAS ATIVIDADES PROPOSTAS