RESUMO - ESTE ARTIGO TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO PARA O PROGRAMA PPGEN UNIC/IFMT, QUE PROCUROU INVESTIGAR SE A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES VEM PROMOVENDO UM ESPAÇO DE DIÁLOGO NAS ESCOLAS A FIM DE PROPORCIONAR MELHORIAS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS (AS). PARA TANTO, SE PROPÔS UM ESTUDO DE CASO, COM ROTEIRO DE ENTREVISTA REALIZADO COM 15 PROFESSORES NUMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE MUNICIPAL DE CUIABÁ-MT, QUE ATENDA UM TOTAL DE 670 ALUNOS E TEVE COMO OBJETIVO, IDENTIFICAR A IMPORTÂNCIA DAS PRÁXIS EDUCATIVAS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E REFLETIR SOBRE AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS QUE CONSTITUEM O UNIVERSO DO AUTO FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO NO ÂMBITO ESCOLAR. NUM CERTO MOMENTO, JUSTIFICA-SE QUE ESTE ESTUDO É NECESSÁRIO PARA QUE PROFESSORES RECONHEÇAM E UTILIZEM AS FORMAÇÕES PARA SUBSIDIAR NO ENSINO, UTILIZANDO-AS COMO UM ALIADO MUITO IMPORTANTE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. NA METODOLOGIA DESTE TRABALHO FOI PROPOSTO UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA QUALITATIVA PARA ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS.
A PARTIR DOS RESULTADOS PARCIAIS, A PESQUISA EVIDENCIA A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE DOS PROFESSORES; CONTUDO, FAZ-SE NECESSÁRIO QUE O TRABALHO DOCENTE SEJA UM INSTRUMENTO DE ATUALIZAÇÃO VOLTADO A PRÁTICA PEDAGÓGICA A FIM DE CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS.
PALAVRAS-CHAVE: FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO, PRÁTICA DOCENTE, TEORIA E PRÁTICA.