Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATIVIDADES GRAMATICAIS EM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS

Palavra-chaves: USOS DA LÍNGUA, GRAMÁTICA, LIVRO DIDÁTICO, , Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80290
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1073
    "inscrito_id" => 3086
    "titulo" => "ATIVIDADES GRAMATICAIS EM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR OS RESULTADOS DA PESQUISA SOBRE OS CONHECIMENTOS E USOS DA LÍNGUA PORTUGUESA ABORDADOS EM ATIVIDADES DE UM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS (LDP) UTILIZADO EM TURMAS DE 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA ISSO, FORAM IDENTIFICADAS E ANALISADAS ATIVIDADES ENVOLVENDO O ESTUDO DE ARTIGOS, SUBSTANTIVOS, ADJETIVOS, PRONOMES E CONCORDÂNCIA NOMINAL, PRESENTES NO LDP. OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS TOMAM POR BASE AUTORES QUE ESTUDAM A LÍNGUA SOB O PONTO DE VISTA FUNCIONALISTA, ANALISANDO TAMBÉM OS SEUS USOS NORMATIVOS. OS RESULTADOS SINALIZAM QUE, EMBORA O LDP  BUSQUE INSERIR OS ESTUDANTES EM SITUAÇÕES REAIS DE COMUNICAÇÃO DE MANEIRA QUE ELES DESENVOLVAM COMPETÊNCIAS E  HABILIDADES DO USO ADEQUADO DAS PRÁTICAS DE LINGUAGEM, AS ATIVIDADES ENVOLVENDO AS CLASSES GRAMATICAIS SÃO DESENVOLVIDAS DE FORMA FRAGMENTADA, NÃO APRESENTANDO MUITAS POSSIBILIDADES DE REFLEXÃO SOBRE DIVERSOS USOS DA LÍNGUA EM DIFERENTES CONTEXTOS SÓCIO- COMUNICATIVOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "USOS DA LÍNGUA, GRAMÁTICA, LIVRO DIDÁTICO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA108_ID3086_14082021134014.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA AUXILIADORA DA S. CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "AUXILIADORA CAVALCANTE"
    "autor_email" => "maria_auxiliadora8@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO PORTO-PT"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80290
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1073
    "inscrito_id" => 3086
    "titulo" => "ATIVIDADES GRAMATICAIS EM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR OS RESULTADOS DA PESQUISA SOBRE OS CONHECIMENTOS E USOS DA LÍNGUA PORTUGUESA ABORDADOS EM ATIVIDADES DE UM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS (LDP) UTILIZADO EM TURMAS DE 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA ISSO, FORAM IDENTIFICADAS E ANALISADAS ATIVIDADES ENVOLVENDO O ESTUDO DE ARTIGOS, SUBSTANTIVOS, ADJETIVOS, PRONOMES E CONCORDÂNCIA NOMINAL, PRESENTES NO LDP. OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS TOMAM POR BASE AUTORES QUE ESTUDAM A LÍNGUA SOB O PONTO DE VISTA FUNCIONALISTA, ANALISANDO TAMBÉM OS SEUS USOS NORMATIVOS. OS RESULTADOS SINALIZAM QUE, EMBORA O LDP  BUSQUE INSERIR OS ESTUDANTES EM SITUAÇÕES REAIS DE COMUNICAÇÃO DE MANEIRA QUE ELES DESENVOLVAM COMPETÊNCIAS E  HABILIDADES DO USO ADEQUADO DAS PRÁTICAS DE LINGUAGEM, AS ATIVIDADES ENVOLVENDO AS CLASSES GRAMATICAIS SÃO DESENVOLVIDAS DE FORMA FRAGMENTADA, NÃO APRESENTANDO MUITAS POSSIBILIDADES DE REFLEXÃO SOBRE DIVERSOS USOS DA LÍNGUA EM DIFERENTES CONTEXTOS SÓCIO- COMUNICATIVOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "USOS DA LÍNGUA, GRAMÁTICA, LIVRO DIDÁTICO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA108_ID3086_14082021134014.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA AUXILIADORA DA S. CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "AUXILIADORA CAVALCANTE"
    "autor_email" => "maria_auxiliadora8@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO PORTO-PT"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR OS RESULTADOS DA PESQUISA SOBRE OS CONHECIMENTOS E USOS DA LÍNGUA PORTUGUESA ABORDADOS EM ATIVIDADES DE UM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS (LDP) UTILIZADO EM TURMAS DE 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA ISSO, FORAM IDENTIFICADAS E ANALISADAS ATIVIDADES ENVOLVENDO O ESTUDO DE ARTIGOS, SUBSTANTIVOS, ADJETIVOS, PRONOMES E CONCORDÂNCIA NOMINAL, PRESENTES NO LDP. OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS TOMAM POR BASE AUTORES QUE ESTUDAM A LÍNGUA SOB O PONTO DE VISTA FUNCIONALISTA, ANALISANDO TAMBÉM OS SEUS USOS NORMATIVOS. OS RESULTADOS SINALIZAM QUE, EMBORA O LDP BUSQUE INSERIR OS ESTUDANTES EM SITUAÇÕES REAIS DE COMUNICAÇÃO DE MANEIRA QUE ELES DESENVOLVAM COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO USO ADEQUADO DAS PRÁTICAS DE LINGUAGEM, AS ATIVIDADES ENVOLVENDO AS CLASSES GRAMATICAIS SÃO DESENVOLVIDAS DE FORMA FRAGMENTADA, NÃO APRESENTANDO MUITAS POSSIBILIDADES DE REFLEXÃO SOBRE DIVERSOS USOS DA LÍNGUA EM DIFERENTES CONTEXTOS SÓCIO- COMUNICATIVOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.