ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR OS RESULTADOS DA PESQUISA SOBRE OS CONHECIMENTOS E USOS DA LÍNGUA PORTUGUESA ABORDADOS EM ATIVIDADES DE UM LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS (LDP) UTILIZADO EM TURMAS DE 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA ISSO, FORAM IDENTIFICADAS E ANALISADAS ATIVIDADES ENVOLVENDO O ESTUDO DE ARTIGOS, SUBSTANTIVOS, ADJETIVOS, PRONOMES E CONCORDÂNCIA NOMINAL, PRESENTES NO LDP. OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS TOMAM POR BASE AUTORES QUE ESTUDAM A LÍNGUA SOB O PONTO DE VISTA FUNCIONALISTA, ANALISANDO TAMBÉM OS SEUS USOS NORMATIVOS. OS RESULTADOS SINALIZAM QUE, EMBORA O LDP BUSQUE INSERIR OS ESTUDANTES EM SITUAÇÕES REAIS DE COMUNICAÇÃO DE MANEIRA QUE ELES DESENVOLVAM COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO USO ADEQUADO DAS PRÁTICAS DE LINGUAGEM, AS ATIVIDADES ENVOLVENDO AS CLASSES GRAMATICAIS SÃO DESENVOLVIDAS DE FORMA FRAGMENTADA, NÃO APRESENTANDO MUITAS POSSIBILIDADES DE REFLEXÃO SOBRE DIVERSOS USOS DA LÍNGUA EM DIFERENTES CONTEXTOS SÓCIO- COMUNICATIVOS.