OS MÉTODOS DE ENSINO TRADICIONAL MUITAS VEZES DEMONSTRAM INEFICIÊNCIA DA APRENDIZAGEM. O SISTEMA PERSONALIZADO DE INSTRUÇÃO (PSI) PRECONIZA O PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS RESPEITANDO A INDEPENDÊNCIA E O RITMO DE APRENDIZAGEM DE CADA ALUNO. O OBJETIVO DESTA PESQUISA FOI AVALIAR E COMPARAR AS DIFERENÇAS ENTRE OS MÉTODOS TRADICIONAIS DE ENSINO E O PSI. DUAS TURMAS DE UNIVERSITÁRIOS, DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA, PARTICIPARAM DA PRESENTE PESQUISA. A TURMA DO CURSO DE ECONOMIA TEVE SUAS AULAS PROGRAMADAS SOB O MÉTODO TRADICIONAL. A TURMA DE ENGENHARIA FOI PLANEJADA SOB OS PRINCÍPIOS DO PSI. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE A TURMA COM PSI APRESENTOU CONCEITOS DE EXCELÊNCIA ATÉ 10 VEZES MAIOR QUE A TURMA COM METODOLOGIA TRADICIONAL, ALÉM DE NÃO APRESENTAR NENHUMA EVASÃO NA DISCIPLINA. CONCLUI-SE QUE A UTILIZAÇÃO DO PSI PROPORCIONOU RESULTADOS MAIS EFETIVOS PARA OS ALUNOS QUE ESTAVAM ATIVAMENTE ENGAJADOS NA DISCIPLINA QUE UTILIZOU ESTE MÉTODO.