ESTE ARTIGO TEM COMO FINALIDADE REFLETIR SOBRE AS POTENCIALIDADES DA GAMIFICA??O PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. ESTE ARTIGO, ? PARTE DO PROJETO DE MESTRADO DE ENSINO DE CI?NCIAS E TECNOLOGIA E DE DOUTORADO DA UNIVERSIDADE TECNOL?GICA FEDERAL DO PARAN? - UTFPR. COMO METODOLOGIA, UTILIZA-SE DA PESQUISA BIBLIOGR?FICA E DA REVIS?O SISTEM?TICA. ATRAV?S DESTES, PODE-SE APRESENTAR A IMPORT?NCIA DE ELENCAR METODOLOGIAS DE ENSINO QUE POSSAM TRANSPASSAR A TRADICIONALIDADE DO ENSINO, COMPREENDENDO, QUE VIVEMOS EM UMA SOCIEDADE MUT?VEL E EM CONSTANTE TRANSFORMA??O, LOGO, O ENSINO, TAMB?M NECESSITA TRANSFORMAR-SE E SOMAR NOVOS CONHECIMENTOS. DESTA FORMA, CONSIDERA-SE QUE, O TEMA METODOLOGIAS ATIVAS E GAMIFICA??O S?O TEMAS RECENTES, QUE APESAR DE SUAS POTENCIALIDADES, AINDA PRECISAM TRANSPASSAR ESTERE?TIPOS DA EDUCA??O TRADICIONAL, E ASSIM, CONTRIBUIR COM UMA EDUCA??O CR?TICA, REFLEXIVA, CRIATIVA E DIVERTIDA.