O PRESENTE TRABALHO APRESENTA RELEVÂNCIA NÃO SOMENTE POR CONTRIBUIR COM O CONHECIMENTO TEÓRICO SOBRE O TEMA ABORDADO, MAS TAMBÉM POR TRAZER RELATOS DE LICENCIANDOS, APRESENTANDO SEUS PONTOS DE VISTA, OPINIÕES E EXPERIÊNCIAS SOBRE AS AULAS NA MODALIDADE REMOTA. O ESTUDO TEVE O OBJETIVO DE INVESTIGAR AS DIFICULDADES E OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS ALUNOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, CAMPUS DE CHAPADINHA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA), SOBRE O ENSINO REMOTO EM TEMPO DE PANDEMIA. A ABORDAGEM DA PESQUISA FOI QUALITATIVA E A COLETA DE DADOS ACONTECEU NO MÊS DE JUNHO DE 2021, POR MEIO DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO ELABORADO UTILIZANDO A FERRAMENTA GOOGLE FORMS. FORAM OBTIDAS 28 RESPOSTAS DE ALUNOS. OS RESULTADOS PERMITIRAM OBSERVAR AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR EDUCADORES E EDUCANDO NESSE NOVO MODELO DE ENSINO, QUE VAI DESDE A ACESSIBILIDADE DESSAS TECNOLOGIAS, MOTIVAÇÃO, INTERAÇÃO E AUSÊNCIA DE PRÁTICAS NAS AULAS, EM QUE, APESAR DAS DIFICULDADES, FOI CONSIDERADO PELOS ENTREVISTADOS COMO UM ENSINO BOM E COMO MELHOR ALTERNATIVA PARA O CENÁRIO ATUAL DE PANDEMIA, POIS MANTIVERAM OS ALUNOS NO DISTANCIAMENTO SOCIAL, SEM EXPOSIÇÃO AS POSSÍVEIS PESSOAS CONTAMINADAS E PROPORCIONANDO UM ENSINO E APRENDIZAGEM RELATIVAMENTE COM ÊXITO.