O PPP DEVE BUSCAR ATENDER O CONTEXTO INDIVIDUAL DE CADA ESCOLA, ALÉM DE TAMBÉM EXERCER UM IMPORTANTE PAPEL QUE É O DE ESTABELECER MAIS VÍNCULOS ENTRE A SOCIEDADE E A ESCOLA. A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS ACABOU PEGANDO TODO MUNDO DE SURPRESA E FEZ COM QUE AS ESCOLAS DESENVOLVESSEM SISTEMAS EMERGENCIAIS DE APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA, MESMO SABENDO SER IMPOSSÍVEL SUBSTITUIR O ENSINO PRESENCIAL. PORTANTO NA ATUAL SITUAÇÃO E CONTEXTO DE PANDEMIA: COMO FICAM ESSES COMPROMETIMENTOS DA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO E QUAL A RELAÇÃO QUE ISSO TEM COM O PLANEJAMENTO DOCENTE EM SUA AÇÃO COM AS CRIANÇAS? COMO ELABORAR UM PPP QUE SE ADEQUE BEM E CRIE UMA FÁCIL ADAPTAÇÃO POR TODAS AS PARTES ENVOLVIDAS? HOJE MAIS DO QUE NUNCA, PARA O PLANEJAMENTO DO PPP DEVEMOS LEVAR EM CONSIDERAÇÃO, O FATO QUE A ATIVIDADE ESCOLAR ESTÁ DIRETAMENTE LIGADA AO CONTEXTO SOCIAL DOS ESTUDANTES. DIANTE DESSE “NOVO NORMAL” EM QUE ESTAMOS INSERIDOS, FAZ-SE URGENTE E IMPRESCINDÍVEL (RE)CONSTRUIR A ESTRUTURA DO PLANO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP). É NECESSÁRIO, QUE SE RESSIGNIFIQUE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOCENTES E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. PORÉM, PARA QUE ISSO POSSA ACONTECER, OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DEVEM ADAPTAR O PLANO POLÍTICO PEDAGÓGICO ESCOLAR DE ACORDO COM A REALIDADE ATUAL, DESDE A BASE, A FASE DE PLANEJAMENTO, JUNTAMENTE COM A CONSTRUÇÃO COLETIVA, A IMPLEMENTAÇÃO E IMPLANTAÇÃO, ASSIM COMO, EXECUÇÃO PRÁTICA, E POR FIM, A AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS ENCONTRADOS.