O ATO DE ENSINAR ? UM ELEMENTO PRIMORDIAL DA PR?TICA DOCENTE, EM VISTA DISSO, BUSCA-SE POR METODOLOGIAS QUE AJUDE O PROFESSOR A MINISTRAR O CONTE?DO CURRICULAR DE MANEIRA A FACILITAR A APRENDIZAGEM DO ALUNO. COM ISSO, AS METODOLOGIAS ATIVAS SURGEM COMO POSSIBILIDADE PARA QUE O ALUNO SEJA PROTAGONISTA DO SEU CONHECIMENTO, FAZENDO COM QUE O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM OCORRA DE MANEIRA SATISFAT?RIA. DESSA FORMA, ESTE TRABALHO OBJETIVA APRESENTAR METODOLOGIAS ATIVAS QUE PODEM SER COLOCADAS EM PR?TICA NA SALA DE AULA REGULAR, TENDO A DISCIPLINA DE CI?NCIAS COMO PONTO DE PARTIDA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA E DESCRITIVA, POIS O OBJETO DE ESTUDO J? ? DE CONHECIMENTO P?BLICO E QUANTO AOS PROCEDIMENTOS DE COLETAS FIZEMOS UMA PESQUISA BIBLIOGR?FICA SOBRE O TEMA METODOLOGIAS ATIVAS E ENSINO DE CI?NCIAS.