O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL APRESENTAR A TRAJETÓRIA DE SUJEITOS VÍTIMAS DA NEGLIGÊNCIA DO ESTADO NO DIREITO À EDUCAÇÃO EM IDADES E TEMPOS REGULARES. A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS É UMA MODALIDADE DE ENSINO REGULAMENTADA PELA LEI DE DIRETRIZES E BASES DE 1996, VISANDO A EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA OS SUJEITOS REFÉNS DA DESESCOLARIZAÇÃO. A PESQUISA É UM RECORTE DE UM ESTUDO MAIS AMPLO REALIZADO NO ÂMBITO DA DISCIPLINA DE EJA POR ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM MATEMÁTICA E O ESTUDO FOI REALIZADO COM 10 ESTUDANTES QUE FORAM VÍTIMAS DESSE PROCESSO DE EXCLUSÃO, SENDO OS DADOS COLETADOS A PARTIR DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO COMPOSTO DE PERGUNTAS ABERTAS E FECHADAS. OS RESULTADOS DA PESQUISA MOSTRAM QUE TAIS SUJEITOS, ASSIM COMO MUITOS OUTROS ESPALHADOS PELO PAÍS, TIVERAM O ACESSO À EDUCAÇÃO NEGADO E NA MAIORIA DAS VEZES NÃO HOUVE UMA REPARAÇÃO POR PARTE DO ESTADO E DOS AGENTES PROMOTORES DA EDUCAÇÃO PÚBLICA, GRATUITA, DEMOCRÁTICA E EMANCIPADORA.