ESTE TEXTO É O RECORTE DE UMA PESQUISA, QUE TEM COMO PROPÓSITO CENTRAL REALIZAR UMA ANÁLISE DISCURSIVA, ACERCA DA PROPOSTA DE OFERTA DE ENSINO MÉDIO NA MODALIDADE EM TEMPO INTEGRAL, EM ALAGOAS, PARA TANTO ANALISAMOS O DOCUMENTO ORIENTADOR DE IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA ALAGOANO DE ENSINO INTEGRAL (DOPALEI), PUBLICADO EM 2019. BUSCANDO COMPREENDER A CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO FLEXÍVEL PROPOSTA NO REFERIDO DOCUMENTO. NESTA PERSPECTIVA, O PRESENTE TRABALHO ENCONTRA-SE DIVIDIDO EM DOIS MOMENTOS DISCURSIVOS. AS PRIMEIRAS DISCUSSÕES ESTÃO ESTRUTURADAS COM VISTAS A CONTRIBUIR COM A COMPREENSÃO DA ESTRUTURA DO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL, DEMARCANDO-O NO CONTEXTO EDUCACIONAL, NO CENÁRIO ALAGOANO E NÃO OBSTANTE A COMPREENSÃO ACERCA DO PROCESSO DE FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR. EM UM SEGUNDO MOMENTO DISCURSIVO, AMBICIONA ANALISAR A PROPOSTA DE CURRÍCULO FLEXÍVEL CONTIDO NO DOPALEI (2019). DIANTE DESSA PROBLEMÁTICA, APOIAMO-NOS EM UMA ABORDAGEM DE PESQUISA QUALITATIVA, PROCEDENDO POR MEIO DA TÉCNICA METODOLÓGICA DE ANÁLISE DOCUMENTAL, COMPREENDENDO QUE A ANÁLISE DOCUMENTAL COMO UM RECURSO NOS PERMITE IDENTIFICAR INFORMAÇÕES EM DOCUMENTOS A PARTIR DE QUESTÕES OU HIPÓTESES ANTERIORMENTE ESTABELECIDAS. COMO REFERÊNCIAS, RECORREMOS A AUTORES/AS COMO: FREIRE (1996), BEYER (2006), LIBÂNEO (2001), ALVES (2011), SAVIANI (2011), ENTRE OUTROS, QUE TROUXERAM APORTE TEÓRICO PARA A REFERIDA ANÁLISE.