ESTE ARTIGO APRESENTA UM ESTUDO QUE INVESTIGOU A PRÁTICA DOCENTE PREDOMINANTE NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO, RESSALTANDO SUAS MANIFESTAÇÕES E IMPLICAÇÕES NOS RESULTADOS DE APRENDIZAGENS. SEU OBJETIVO FOI ANALISAR A ABORDAGEM DE ENSINO A PARTIR DA AÇÃO DOCENTE EM SALA DE AULA, IDENTIFICANDO, COM ISSO, AS SINGULARIDADES DOS ELEMENTOS CONSTITUINTES DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA ADOTADA E O VALOR DIDÁTICO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. CONSIDEROU-SE QUE NÃO HÁ PRÁTICA EDUCATIVA QUE NÃO SEJA INFLUENCIADA POR UMA CONCEPÇÃO FILOSÓFICA E QUE A EFICÁCIA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DEPENDE DA ABORDAGEM METODOLÓGICA PREDOMINANTE NAS AULAS. O UNIVERSO DA PESQUISA FOI UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL CENTRO DE ENSINO PROF LEDA MARIA CHAVES TAJRA, LOCALIZADA NA CIDADE DE BACABAL-MA, TURNO MATUTINO, TENDO COMO POPULAÇÃO-ALVO ESTUDANTES E DOCENTES DE MATEMÁTICA DO 1º, 2º, E 3º ANO DO ENSINO MÉDIO. A METODOLOGIA, DESENVOLVIDA À LUZ DO MÉTODO DIALÉTICO, ENVOLVEU APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO COM 10% DOS ESTUDANTES; ENTREVISTA COM 100% DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA E OBSERVAÇÃO DIRETA DE AULAS DE MATEMÁTICA. ATRAVÉS DAS OBSERVAÇÕES SISTEMÁTICAS EM AULAS DE MATEMÁTICA FOI DETECTADO A PRESENÇA DE COMUNICAÇÕES DIDÁTICAS QUE PRIORIZARAM TRANSMISSÃO DE CONTEÚDOS DESVINCULADOS DE ETNOARGUMENTAÇÕES OU DE UM PENSAR FILOSÓFICO-REFLEXIVO SOBRE A MATEMÁTICA E SUA APLICAÇÃO NO CONTEXTO SOCIOCULTURAL ONDE OCORRERAM AS SITUAÇÕES DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR SITUAÇÕES DE ENSINO QUE IMPEDIRAM A APREENSÃO DO SABER MATEMÁTICO COMO EXERCÍCIO ARGUMENTATIVO, REFLEXIVO E FILOSÓFICO.