ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR ALGUMAS TEND?NCIAS NO ENSINO DA MATEM?TICA, COM INTUITO DE TRAZER UMA REFLEX?O POR PARTE DOS PROFESSORES DA ?REA DE ATUA??O SOBRE A IMPORT?NCIA DA UTILIZA??O DE TAIS TEND?NCIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEM?TICA. ? UM ESTUDO BIBLIOGR?FICO, CONSTITU?DO PRINCIPALMENTE DE LIVROS E ARTIGOS CIENT?FICOS, ONDE S?O DESTACADAS, CONTEXTUALIZADAS E ANALISADAS AS IDEIAS DE ALGUNS DOS PRINCIPAIS PESQUISADORES DE CADA TEND?NCIA DISCUTIDA NO TEXTO, CONSIDERANDO O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEM?TICA. TRAZEMOS REFLEX?ES E CONTRIBUI??ES DAS TEND?NCIAS EM EDUCA??O MATEM?TICA, SENDO ELAS: JOGOS MATEM?TICOS, RESOLU??O DE PROBLEMAS, MODELAGEM MATEM?TICA, INVESTIGA??O MATEM?TICA, ETNOMATEM?TICA, TECNOLOGIAS DE INFORMA??O E COMUNICA??O (TICS) E HIST?RIA DA MATEM?TICA. ? POSS?VEL IDENTIFICAR A IMPORT?NCIA DA UTILIZA??O DESSAS TEND?NCIAS NO ENSINO DE MATEM?TICA, ONDE O PROFESSOR TEM UMA MAIOR VARIEDADE DE METODOLOGIAS QUE POSSA USAR. PODENDO ASSIM, SUPERAR OS OBST?CULOS PRESENTES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEM?TICA.