ESTE TRABALHO DISCUTE SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA PARA EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, COM ÊNFASE PARA AS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS E RECURSOS DIDÁTICOS INCLUSIVOS QUE AUXILIAM A PRÁTICA DOCENTE E CONTRIBUEM NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DOS EDUCANDOS, AS QUESTÕES NORTEADORAS DA PESQUISA FORAM: “QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS RECURSOS DIDÁTICOS UTILIZADOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL?” “COMO TORNAR AS AULAS DE GEOGRAFIA INCLUSIVAS?”. O TRABALHO ESTÁ PAUTADO EM DUAS DISCUSSÕES: 1) EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA, ENSINO DE GEOGRAFIA E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL; 2) OS RECURSOS DIDÁTICOS E AS ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS UTILIZADAS COM EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. PARA RESPONDER ÀS QUESTÕES NORTEADORAS FORAM REALIZADAS OITO ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, QUE OCORRERAM DE FORMA INDIVIDUAL, POR GRAVAÇÕES DE ÁUDIO NO WHATSAPP, COM PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. OS RESULTADOS DA ANÁLISE APONTAM QUE SÃO DIVERSOS RECURSOS E METODOLOGIAS QUE PODEM TORNAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVO, COMO POR EXEMPLO: MAPAS, GRÁFICOS E MAQUETES TÁTEIS, TECNOLOGIAS ASSISTIVAS, ENTRE OUTROS. O ELEMENTO ESSENCIAL NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM É A VALORIZAÇÃO DOS CONCEITOS E CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS EDUCANDOS, ESSE ELEMENTO DEVE SER INICIAL EM TODAS AS DISCUSSÕES, VISANDO TORNÁ-LOS CIDADÃOS ATIVOS, E AMPLIANDO A RELAÇÃO ENTRE DOCENTES E EDUCANDOS. O ENSINO DE GEOGRAFIA PODE CONTRIBUIR DE FORMA SIGNIFICATIVA, POIS EXISTEM DIVERSOS MODOS DE COMPREENDER OS ELEMENTOS PRESENTES NO ESPAÇO GEOGRÁFICO, UMA VEZ QUE AS REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO, PODEM SER ANALISADAS POR MEIO DO TATO, E OUTROS SENTIDOS.