VÁRIOS ASPECTOS PERTINENTES À EDUCAÇÃO DE ALUNOS SUPERDOTADOS TÊM SIDO ALVO DE PESQUISAS, AO REDOR DO MUNDO. CONSIDERANDO OS VÁRIOS ASPECTOS QUE DEVEM SER ANALISADOS AO SE PROMOVER UMA EDUCAÇÃO QUE ATENDA AS NECESSIDADES EDUCACIONAIS DE TODOS OS ALUNOS, ESTE ESTUDO VEM APRESENTAR O TEMA DAS AH/SD A PARTIR DA DIMENSÃO SOCIAL DO ADOLESCENTE SUPERDOTADO. FRENTE A ESTA DISCUSSÃO, ENFATIZA-SE A RELEVÂNCIA DA AMPLIAÇÃO DE ESTUDOS PERTINENTE ÀS HABILIDADES SOCIAIS DE ESTUDANTES COM AH/SD, EM ESPECIAL, NA FASE DA ADOLESCÊNCIA, POR ENTENDER QUE O REPERTÓRIO DE HABILIDADES SOCIAIS CONSTITUI UM FATOR DE PROTEÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DOS INDIVÍDUOS, NO SENTIDO DE AJUDÁ-LOS A LIDAREM COM SITUAÇÕES ESTRESSANTES. PARA TANTO, OS OBJETIVOS DESTE TRABALHO COMPREENDERAM: 1 - APONTAR COMO A FALTA DE HARMONIA ENTRE AS NECESSIDADES EMOCIONAIS, SOCIAIS, COGNITIVAS E EDUCACIONAIS DO SUPERDOTADO ALIADA ÀS CONDIÇÕES E OPORTUNIDADES OFERECIDAS PELA SOCIEDADE PODEM DESENCADEAR NESTE, CONFLITOS INTRA E INTERPESSOAIS; E 2 - APONTAR A NECESSIDADE DE IMPLANTAR AÇÕES PREVENTIVAS POR MEIO DE PROGRAMAS DE INTERVENÇÃO EM HABILIDADES SOCIAIS NO CONTEXTO ESCOLAR. UTILIZANDO A PESQUISA BÁSICA, BIBLIOGRÁFICA E EXPLORATÓRIA, OS DADOS FORAM DISCUTIDOS PELO MÉTODO DIALÉTICO, POSSIBILITANDO A COMPREENSÃO DE QUE AS HABILIDADES SOCIAIS SÃO COMPORTAMENTOS APRENDIDOS E, POR CONSEGUINTE, PODEM SER ENSINADOS, APRIMORADOS E GENERALIZADOS ATRAVÉS DE PROCEDIMENTOS DE APRENDIZAGEM. DESTA FORMA, DEFENDE-SE AQUI A INSERÇÃO DE OBJETIVOS EDUCACIONAIS QUE VISEM A PROMOÇÃO DO REPERTÓRIO DE HABILIDADES SOCIAIS TAMBÉM DO ALUNO COM AH/SD, DE FORMA ARTICULADA OU PARALELA AOS OBJETIVOS ACADÊMICOS.