O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR A TRAJETÓRIA DO FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA. PARA TAL, REALIZOU-SE UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO, EMBASADO EM AUTORES E NA LEGISLAÇÃO NACIONAL QUE TRATAM SOBRE A TEMÁTICA, DIALOGANDO SOBRE OS AVANÇOS E RETROCESSOS MARCANTES DA HISTÓRIA EDUCACIONAL DO PAÍS. ALÉM DAS DISCUSSÕES SOBRE AS EXPECTATIVAS EDUCACIONAIS PARA A ATUALIDADE COM BASE NA ATUAL POLÍTICA EDUCACIONAL DO BRASIL, PRINCIPALMENTE NO QUE TANGE AO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2014-2024). ATRAVÉS DO ESTUDO, CONSTATOU-SE QUE O PROCESSO DE APROVAÇÃO DE LEIS NO BRASIL É BASTANTE DEMORADO E BUROCRÁTICO, E MESMO DEPOIS DE APROVADA HÁ UM INTERVALO DE TEMPO CONSIDERÁVEL ATÉ QUE SEJA EFETIVAMENTE COLOCADA EM PRÁTICA. A PESQUISA SINALIZA A NECESSIDADE DA PARTICIPAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS PARA OS AVANÇOS EDUCACIONAIS, O QUE CARACTERIZA UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA ESSENCIAL PARA O CRESCIMENTO DA EDUCAÇÃO.