ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO DEMONSTRAR A EXTREMA NECESSIDADE DE SE REFORMULAR AS TRADICIONAIS AULAS DE CIÊNCIAS, APRESENTANDO AOS ALUNOS NOVAS PROPOSTAS E ATIVIDADES QUE DESENVOLVAM SEU PENSAMENTO CRÍTICO. CONSIDEROU-SE QUE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL/ PROCESSOS DE POLUIÇÃO E RECICLAGEM SÃO TEMAS PRESENTES NO CURRÍCULO MÍNIMO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL, FOI UTILIZADA UMA AULA PRÁTICA VIRTUAL VIA WHATSAPP COMO METODOLOGIA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO COM ALUNOS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL EM CAMPOS DOS GOYTACAZES/RJ. NA REALIZAÇÃO DESSA AULA PRÁTICA, OS ALUNOS PUDERAM PERCEBER, A REAL IMPORTÂNCIA DA CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, QUE PODEMOS REALIZAR TRANSFORMAÇÕES A PARTIR DAQUILO QUE NÓS MESMOS PODERÍAMOS FAZER QUE OUTRORA DEGRADARIA O MEIO AMBIENTE, TRAZENDO ASSIM UMA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL AOS DISCENTES.