O PRESENTE ARTIGO TEM POR FINALIDADE APRESENTAR O RELATO DE EXPERIÊNCIA DA ELABORAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA PROPOSTA DE NIVELAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA, O QUAL SE CHAMA “DESATANDO OS ‘NÓS’ DA ESCRITA: UMA PROPOSTA DE ESCRITA DE UM LIVRO COLABORATIVO”. AS OFICINAS FORAM PLANEJADAS E ORGANIZADAS DE FORMA COLABORATIVA E, DESENVOLVIDAS VIA PLATAFORMA ZOOM, NOS MESES DE ABRIL E SETEMBRO DO ANO DE 2021. PARA TANTO, REALIZOU-SE UM ESTUDO, POR MEIO DE UMA PESQUISA QUALITATIVA, SOBRE A IMPORTÂNCIA E OS BENEFÍCIOS DA ESCRITA CORRETA, BEM COMO PARA FORMAÇÃO DO LEITOR. INVESTIGOU-SE AS POSSÍVEIS INTERVENÇÕES NO INTUITO DE CONTRIBUIR PARA ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO NESSE PROCESSO, SENDO QUE PARA ESTA ETAPA UTILIZOU-SE DE LEITURA DE ARTIGOS, ACESSO A VÍDEOS QUE CONTRIBUÍRAM PARA O APERFEIÇOAMENTO DO CONHECIMENTO CONSTRUÍDO SOBRE AS TEMÁTICAS MENCIONADAS E, A PARTIR DESSA AÇÃO, FOI DELINEADA A IMPLEMENTAÇÃO DAS OFICINAS E COMO RESULTADO FINAL A ELABORAÇÃO DE UM EBOOK. COMO APORTE TEÓRICO PARA A METODOLOGIA, FUNDAMENTOU-SE EM AUTORES COMO BOGDAN E BIKLEIN (1994) E MINAYO (2007). OS MOMENTOS DE INTERAÇÃO, DE CONSTRUÇÃO CONTRIBUÍRAM PARA PROMOVER EXPERIÊNCIAS MÚLTIPLAS DOS ACADÊMICOS E TAMBÉM O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DAS ESTUDANTES DOS DIFERENTES CURSOS DA FACULDADE DE TELÊMACO BORBA. A PARTIR DESTA EXPERIÊNCIA, FOI POSSÍVEL REAFIRMAR A IMPORTÂNCIA DA ESCRITA COLABORATIVA, COMO TAMBÉM O USO ADEQUADO DA LÍNGUA PORTUGUESA, FAVORECENDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E A EDUCAÇÃO PERMANENTE.