RESUMO
NO ANO DE 2020, SURGE MUDAN?AS NA CONFIGURA??O DO SISTEMA EDUCACIONAL, EM VIRTUDE PANDEMIA DO NOVO CORONAV?RUS (COVID-19). DIANTE DISSO, TROUXE NOVOS DESAFIOS NO COTIDIANO DE TODA A COMUNIDADE ESCOLAR. O SURGIMENTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) PARA SUPRIR AS NECESSIDADES DA FALTA DE UM ENSINO PRESENCIAL, ISTO ?, UMA NOVA CONFIGURA??O DE ENSINO COM MAIOR USO DE FERRAMENTAS DIGITAIS E TECNOL?GICAS (TDIC?S)S?O NECESS?RIAS PARA ESTE MOMENTO. O PROFESSOR, MAIS UMA VEZ, TEM SEU PAPEL REDEFINIDO NO APARECIMENTO DE NOVOS DESAFIOS DO ERE. O PRESENTE ARTIGO BUSCA APRESENTAR OS DESAFIOS INICIAIS DE CONFIGURAR O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL ? DISCIPLINA DE MATEM?TICA.
A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS TE?RICOS DO ENSINO DE MATEM?TICA NO ENSINO FUNDAMENTAL, ANOS FINAIS, E NA CULTURA DIGITAL PRESENTES NA BNCC (2018), JUNTAMENTE COM A PORTARIA N? 343 DO MEC, DE 17 DE MAR?O DE 2020 E NA LEI N? 14.040, DE 18 DE AGOSTO DE 2020 QUE ESTABELECEM NORMAS EDUCACIONAIS EXCEPCIONAIS A SEREM ADOTADAS DURANTE A PANDEMIA, QUE ESTE TRABALHO SE ESTABELECEU. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA
MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SEVERINO RAMOS DA N?BREGA, LOCALIZADA NA CIDADE DE PICU?. AS DISCUSS?ES E RESULTADOS FORAM APRESENTADAS ATRAV?S DE ATIVIDADES FORMULADAS PELO PROFESSOR, BEM COMO SOBRE SEU PROCESSO DE FORMA??O PARA APRENDER NOVAS METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEM PARA TRABALHAR COM OS ALUNOS.