ESTE TRABALHO ABORDA O RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA ATIVIDADE DESAFIADORA PROPOSTA NA DISCIPLINA DE PROJETO INTEGRADORES DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA (LP) V, DO CURSO EM LETRAS/PORTUGUÊS DO IFAL/UAB. O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA É: INTENCIONARMOS O DESENVOLVIMENTO DAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA ELEVAREM DIDÁTICA PEDAGÓGICAS CONTEXTUALIZADAS, INTERDISCIPLINARES E MULTICULTURAIS NO PROCESSO DE ENSINO HÍBRIDO; POR MEIO DE UMA DISCUSSÃO QUE SE DESLOCA DA ESFERA DA SOCIEDADE LGBT NACIONAL E ASSUME UM CONSIDERÁVEL POTENCIAL PARA A EDUCAÇÃO HIBRIDA. LEGISLATIVAMENTE NÃO SÃO ERRADAS AS TEMÁTICAS DE UNIÃO/CASAMENTO DE PESSOAS DO MESMO SEXO, ADOÇÃO POR CASAIS HOMOAFETIVOS, PROCESSO DE FERTILIZAÇÃO, NOVAS CONFIGURAÇÕES DE FAMÍLIA, O DIREITO PREVIDENCIÁRIO E SUCESSÓRIO E AS RETIFICAÇÕES DE REGISTRO PELO RECONHECIMENTO DE TRANSEXUALIDADE. ESTAS DISCUSSÕES ATUAIS SÃO SUBMETIDAS A PRESTAÇÃO JURISDICIONAL E A DOUTRINA, E GERAM JURISPRUDÊNCIA. A PESQUISA TRAZ, COMO INSTRUMENTO-CHAVE UTILIZADA NA METODOLOGIA, UMA RODA DE CONVERSA ONLINE PELO WHATSAPP, ALÉM DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO. AO REALIZARMOS A RODA DE CONVERSA, CONSEGUIMOS RESPOSTAS INTERESSANTES. FOI CONSTATADO UM FOSSO ENTRE OUTRAS NORMATIVAS, QUE PERMITEM A INCLUSÃO DA TEMÁTICA DA DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO NO CURRÍCULO, E SUAS EFETIVAS PRÁTICAS. COMPARTILHAREMOS OS RESULTADOS ABORDANDO-OS EM GRÁFICOS, AMPLIANDO A COMPREENSÃO DESSES. CONCLUI-SE, ENTÃO, QUE É IDENTIFICÁVEL CADA VEZ MAIS AGUÇADA DENTRO DE ESCOLAS A PREDOMINÂNCIA DO CENÁRIO HETEROCISNORMATIVO, E DE SUMA IMPORTÂNCIA AS MUNDAÇAS NECESSÁRIAS NESSE AMBIENTE, PARA A DIVERSIFICAÇÃO