A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) TROUXE TRANSFORMA??ES NO CURR?CULO DA EDUCA??O B?SICA E NA CONFIGURA??O DOS CONTE?DOS DAS ?REAS DE CONHECIMENTO, SOBRETUDO DA DISCIPLINA DE F?SICA. NESTE CONTEXTO, ? IMPORTANTE CONHECER E REFLETIR SOBRE TAIS MUDAN?AS, AFIM DE DEMONSTRAR POSS?VEIS CAMINHOS PARA UM ENSINO ALINHADO A PEDAGOGIA HIST?RICO-CR?TICA, QUE DEFENDE UM ENSINO ANCORADO A REALIDADE SOCIAL DA COMUNIDADE E CONTEXTUALIZADO. ESTA ? UMA PESQUISA QUALITATIVA DE CAR?TER DESCRITIVO. PARA TANTO, A LEITURA DESSE DOCUMENTO NORMATIVO FOI COMPARADA A DISTRIBUI??O DE CONTE?DOS RELACIONADOS ? F?SICA EM LIVROS DID?TICOS DE CI?NCIAS NATURAIS DO 6? E 7? ANO, ADOTADOS POR ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE DE PARNA?BA, PIAU?. TAIS AN?LISES DEMONSTRARAM DESAFIOS NO TRABALHO DO PROFESSOR QUE PRECISAR? TRABALHAR A TRANSDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DA F?SICA E VINCULAR OS CONHECIMENTOS ? FEN?MENOS DO COTIDIANO.