ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR AS REFLEXÕES SOBRE A ARTE DE CRIANÇAS DO 5º ANO, PARTICIPANTES DE UM PROGRAMA DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE TAGUATINGA – DF. ESSA PESQUISA NORTEOU-SE NAS IDEIAS DE BARBOSA (1991), FERRAZ E FUZARI (1993, 2009), NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (1997), NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2018) PARA TRATAREM DE ARTE, DA LEITURA/CONTEXTUALIZAÇÃO DO ATO CRIATIVO DO HOMEM; PESTALOZZI (APUD FERRARI, 2008), DEWEY (1896, APUD TEIXEIRA, 2010), STEINER (APUD LANZ, 2016), FREIRE (1996) E PACHECO (2009) RESSALTANDO UMA EDUCAÇÃO QUE VALORIZE A FORMAÇÃO DE UM ESTUDANTE ATIVO, CRÍTICO, REFLEXIVO E AUTÔNOMO. FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE A ARTE PODE CONTRIBUIR PARA QUE A EDUCAÇÃO ESCOLAR SEJA MAIS HUMANIZADA E HUMANIZADORA, POSSIBILITANDO QUE O ESTUDANTE SE EXPRESSE, CRIE, COMPREENDA SUAS EMOÇÕES E SEUS SENTIMENTOS, SEJA PROTAGONISTA E REFLITA SOBRE SUA REALIDADE, BUSCANDO TRANSFORMÁ-LA.