Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ARTE PARA AS CRIANÇAS DO 5º ANO: COMPREENSÕES E REFLEXÕES

Palavra-chaves: ARTE, EDUCAÇÃO ESCOLAR, VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS, , Comunicação Oral (CO) GT 17 – Ensino e suas intersecções
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Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR AS REFLEXÕES SOBRE A ARTE DE CRIANÇAS DO 5º ANO, PARTICIPANTES DE UM PROGRAMA DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE TAGUATINGA – DF. ESSA PESQUISA NORTEOU-SE NAS IDEIAS DE BARBOSA (1991), FERRAZ E FUZARI (1993, 2009), NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (1997), NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2018) PARA TRATAREM DE ARTE, DA LEITURA/CONTEXTUALIZAÇÃO DO ATO CRIATIVO DO HOMEM; PESTALOZZI (APUD FERRARI, 2008), DEWEY (1896, APUD TEIXEIRA, 2010), STEINER (APUD LANZ, 2016), FREIRE (1996) E PACHECO (2009) RESSALTANDO UMA EDUCAÇÃO QUE VALORIZE A FORMAÇÃO DE UM ESTUDANTE ATIVO, CRÍTICO, REFLEXIVO E AUTÔNOMO. FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE A ARTE PODE CONTRIBUIR PARA QUE A EDUCAÇÃO ESCOLAR SEJA MAIS HUMANIZADA E HUMANIZADORA, POSSIBILITANDO QUE O ESTUDANTE SE EXPRESSE, CRIE, COMPREENDA SUAS EMOÇÕES E SEUS SENTIMENTOS, SEJA PROTAGONISTA E REFLITA SOBRE SUA REALIDADE, BUSCANDO TRANSFORMÁ-LA.

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