NOS ÚLTIMOS ANOS O FRACASSO ESCOLAR TEM SIDO PLEITEADO COMO UM DOS MAIORES E MAIS COMPLEXOS DESAFIOS DO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO, PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE AO ENSINO PÚBLICO. TAL REALIDADE VEM GERANDO GRANDES PREOCUPAÇÕES PARA OS PROFISSIONAIS DA ÁREA E ENFATIZANDO A NECESSIDADE DE INVESTIGAÇÃO, AFIM DE DETECTAR O QUE DE FATO ESTÁ OCASIONANDO O INSUCESSO ESCOLAR, QUE SURGE COMO INDICADOR NEGATIVO DA APRENDIZAGEM E DO DESENVOLVIMENTO DOS EDUCANDOS. POR SE TRATAR DE UMA PROBLEMÁTICA A QUAL CONVIVEMOS A DÉCADAS, DURANTE ANOS BUSCASSE DESTACAR ALGUMAS ESTRATÉGIAS PARA TENTAR MINIMIZAR ESSE FRACASSO, ALÉM DE APONTAR COMO PRINCIPAIS CAUSADORES DO PROBLEMA, POR EXEMPLO, A METODOLOGIA UTILIZADA PELO PROFESSOR EM SALA DE AULA, A RELAÇÃO FAMILIAR, O PRÓPRIO ALUNO, A CLASSE ECONÔMICA, SOCIAL OU POLÍTICA EM QUE SE VIVA, ALÉM DO SISTEMA GOVERNAMENTAL DO BRASIL. DITO ISSO, O OBJETIVO CENTRAL DESSA PESQUISA É DESTACAR A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO FAMÍLIA E ESCOLA PARA O MELHOR DESENVOLVIMENTO DO DISCENTE, ENFATIZANDO QUE DENTRE TODOS OS FATORES QUE INFLUENCIAM, A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM PODE SER MINIMIZADA ATRAVÉS DO APOIO FAMILIAR, FATO QUE CONTRIBUI NEGATIVAMENTE OU POSITIVAMENTE NA EDUCAÇÃO. PARA A REALIZAÇÃO DESSE ARTIGO UTILIZAMOS A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DE CUNHO QUALITATIVO, VISANDO DISCUTIR OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM QUE A ESCOLA PODE ADOTAR PARA REVERTER O FRACASSO ESCOLAR. OS RESULTADOS OBTIDOS DEMONSTRAM AINDA QUE AO INVÉS DE BUSCARMOS OS CULPADOS PELO INSUCESSO PRECISAMOS ASSUMIR A CULPA E VISAR REVERTER A SITUAÇÃO ATRAVÉS DA COLABORAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS.