LIRA, Milena. Evolução do grafismo infantil: memórias de infância. VII CONEDU - Conedu em Casa... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/82448>. Acesso em: 22/11/2024 06:17
EVOLU??O DO GRAFISMO INFANTIL: MEM?RIAS DE INF?NCIA MILENA OLIVEIRA DE LIRA O PRESENTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE INVESTIGAR O PAPEL DO PROFESSOR NO DESENVOLVIMENTO DO GRAFISMO INFANTIL, A PARTIR DAS MEM?RIAS DE INF?NCIA DA AUTORA. A PESQUISA BIBLIOGR?FICA FUNDAMENTADA EM IAVELBERG ROSA (2013), SONDAR? QUAIS CONHECIMENTOS ESPEC?FICOS SOBRE A HIST?RIA DO DESENHO INFANTIL E SUA EVOLU??O, FALTARAM AOS DOCENTES QUE ACOMPANHARAM A AUTORA DURANTE SUA TRAJET?RIA ESCOLAR, GERANDO EQU?VOCOS DID?TICOS E ENTRAVES DURADOUROS EM SEU DESENVOLVIMENTO. A METODOLOGIA ESCOLHIDA PARA O TRABALHO EST? INSERIDA EM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DE PESQUISA, UTILIZAMOS A AUTO-OBSERVA??O E AN?LISE DOCUMENTAL COMO PROCEDIMENTOS DE CONSTRU??O DOS DADOS, AO RESGATARMOS AS MEM?RIAS DE INF?NCIA, ATRAV?S DE FOTOS E CONVERSAS COM FAMILIARES. IMERSA EM UM AMBIENTE ESCOLAR CARENTE DE DI?LOGOS COM O MUNDO DA ARTE, A AUTORA TEVE SEU DESENVOLVIMENTO ART?STICO TOLHIDO. ACREDITAMOS QUE A EVOLU??O DO DESENHO INFANTIL N?O ? UM PROCESSO ISOLADO, QUE OCORRE SEM INTERVEN??ES PEDAG?GICAS, OUTROSSIM, NECESSITA DA MEDIA??O DE PROFESSORES CONSCIENTES DE SEU PAPEL NA CONFIGURA??O DE UMA DID?TICA DO DESENHO. AO NUTRIR A CRIAN?A DE OUTROS MUNDOS PO?TICOS, O DOCENTE POSSIBILITAR? O AVAN?O DO GRAFISMO INFANTIL PARA N?VEIS SUBSEQUENTES, ONDE SE DESENVOLVER? TODA A PO?TICA PESSOAL.