O ARTIGO TEM COMO OBJETIVO A ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE AS RELAÇÕES NO AMBIENTE ACADÊMICO UNIVERSITÁRIO ENTRE O CORPO DOCENTE E DISCENTE, E PROCURA AFERIR E QUALIFICAR O QUANTO E COMO ESSAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS SÃO CONSIDERADAS ESSENCIAIS ENQUANTO SÃO AS CONDIÇÕES BÁSICAS NA PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM NESTE AMBIENTE. PARA TANTO FOI E ADOTADO O MÉTODO QUALITATIVO DE PESQUISA, E FEITA UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA QUE ENVOLVERAM LIVROS, DISSERTAÇÕES, TESES DESENVOLVIDAS SOBRE O ASSUNTO, E PESQUISAS ACADÊMICAS PUBLICADAS SOB FORMA DE ARTIGOS EM PERIÓDICOS E SITES, QUE FORAM A BASE PARA A COLETA DE INFORMAÇÕES E DADOS PARA ESTE ARTIGO. OBSERVOU-SE QUE EMBORA O CONHECIMENTO, O CABEDAL CULTURAL E O DESEMPENHO DIDÁTICO DO PROFESSOR, SÃO ITENS FUNDAMENTAIS E NECESSÁRIOS PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA FICOU CLARO TAMBÉM QUE SEU SABER DEVE ULTRAPASSAR O DOMÍNIO DOS QUESITOS DE CONHECIMENTOS E FORMAÇÕES ACADÊMICAS. ALÉM DESSES PONTOS, O ARTIGO DEMONSTRA QUE AS COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS POR MEIO DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL SÃO FERRAMENTAS TAMBÉM ESSENCIAIS PARA O BOM DESEMPENHO PESSOAL E PROFISSIONAL DOS DISCENTES.