DISCUTE-SE A SEGUIR ACERCA DO CONCEITO E PRÁTICA DIDÁTICA, DESENVOLVIDA NO CENÁRIO UNIVERSITÁRIO PELO CORPO DOCENTE EM ACORDO ÀS TEORIAS E REFLEXÕES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO QUE SE APRESENTAM NOS ÚLTIMOS ANOS. OBJETIVANDO APROFUNDAR O DEBATE EM TORNO A PRÁTICAS EDUCATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM ONDE A DIDÁTICA PROTAGONIZA PAPEL DE MÉTODO DE ENSINO E NÃO SOMENTE TÉCNICA ASSOCIADA À DIDÁTICA INSTRUMENTAL E TECNICISTA QUE A EDUCAÇÃO APRESENTOU DURANTE O SÉCULO XIX E XX. DISTO PRESSUPÕE-SE O QUESTIONAMENTO DE COMO AS MUDANÇAS EM RELAÇÃO AO ENSINO DIDÁTICO NA ETAPA DE ENSINO SUPERIOR VEM A IMPACTAR O ENSINO-APRENDIZADO EM RELAÇÃO AS “CONTRADIÇÕES” EXPOSTAS AO USO E CONCEITO DA DIDÁTICA, RESSALTANDO A DIFERENCIAÇÃO ENTRE DIDÁTICA COMO CONCEITO DO SABER ENSINAR OU COMO TÉCNICA DE ENSINO ESPERADO PELOS ACADÊMICOS EM VISTA AOS DOCENTES. NA ABORDAGEM E COLETA DE DADOS DESTE ARTIGO UTILIZOU-SE O PROCEDIMENTO DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E CUNHO QUALITATIVO, TRAZENDO AS CONSIDERAÇÕES EM PRINCIPAL A RESPEITO DOS CONCEITOS E PROBLEMATIZAÇÕES DA DIDÁTICA, ALÉM DAS CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, IDENTIDADE E DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. COMO RESULTADOS VIU-SE A DIDÁTICA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR PARA O ENSINO-APRENDIZADO, SENDO MÉTODO CONSTRUTOR DE CONHECIMENTO E CRÍTICO-SOCIAL, QUE SE CONFIGURA COMO AÇÃO PEDAGÓGICA DERIVADA DA ASSOCIAÇÃO ENTRE PRÁTICA E TEORIA DOCENTE, ALÉM DE MÉTODO ANTAGÔNICO AO ENSINO TRADICIONAL QUANDO INCORPORADO A FERRAMENTAS MODERNAS DE ENSINO.