Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIDÁTICA E O PAPEL DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO FRENTE ÀS TRANSFORMAÇÕES TEÓRICO-PEDAGÓGICAS

Palavra-chaves: DIDÁTICA, DOCENTE UNIVERSITÁRIO, PRÁTICA REFLEXIVA, , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80861
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1890
    "inscrito_id" => 8357
    "titulo" => "DIDÁTICA E O PAPEL DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO FRENTE ÀS TRANSFORMAÇÕES TEÓRICO-PEDAGÓGICAS"
    "resumo" => "DISCUTE-SE A SEGUIR ACERCA DO CONCEITO E PRÁTICA DIDÁTICA, DESENVOLVIDA NO CENÁRIO UNIVERSITÁRIO PELO CORPO DOCENTE EM ACORDO ÀS TEORIAS E REFLEXÕES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO QUE SE APRESENTAM NOS ÚLTIMOS ANOS. OBJETIVANDO APROFUNDAR O DEBATE EM TORNO A PRÁTICAS EDUCATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM ONDE A DIDÁTICA PROTAGONIZA PAPEL DE MÉTODO DE ENSINO E NÃO SOMENTE TÉCNICA ASSOCIADA À DIDÁTICA INSTRUMENTAL E TECNICISTA QUE A EDUCAÇÃO APRESENTOU DURANTE O SÉCULO XIX E XX. DISTO PRESSUPÕE-SE O QUESTIONAMENTO DE COMO AS MUDANÇAS EM RELAÇÃO AO ENSINO DIDÁTICO NA ETAPA DE ENSINO SUPERIOR VEM A IMPACTAR O ENSINO-APRENDIZADO EM RELAÇÃO AS “CONTRADIÇÕES” EXPOSTAS AO USO E CONCEITO DA DIDÁTICA, RESSALTANDO A DIFERENCIAÇÃO ENTRE DIDÁTICA COMO CONCEITO DO SABER ENSINAR OU COMO TÉCNICA DE ENSINO ESPERADO PELOS ACADÊMICOS EM VISTA AOS DOCENTES. NA ABORDAGEM E COLETA DE DADOS DESTE ARTIGO UTILIZOU-SE O PROCEDIMENTO DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E CUNHO QUALITATIVO, TRAZENDO AS CONSIDERAÇÕES EM PRINCIPAL A RESPEITO DOS CONCEITOS E PROBLEMATIZAÇÕES DA DIDÁTICA, ALÉM DAS CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, IDENTIDADE E DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. COMO RESULTADOS VIU-SE A DIDÁTICA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR PARA O ENSINO-APRENDIZADO, SENDO MÉTODO CONSTRUTOR DE CONHECIMENTO E CRÍTICO-SOCIAL, QUE SE CONFIGURA COMO AÇÃO PEDAGÓGICA DERIVADA DA ASSOCIAÇÃO ENTRE PRÁTICA E TEORIA DOCENTE, ALÉM DE MÉTODO ANTAGÔNICO AO ENSINO TRADICIONAL QUANDO INCORPORADO A FERRAMENTAS MODERNAS DE ENSINO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => "DIDÁTICA, DOCENTE UNIVERSITÁRIO, PRÁTICA REFLEXIVA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA102_ID8357_27092021234245.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEANDRO DE ALMEIDA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "LEANDRO ALMEIDA"
    "autor_email" => "leandroherodoto@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACIMP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80861
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1890
    "inscrito_id" => 8357
    "titulo" => "DIDÁTICA E O PAPEL DO PROFESSOR UNIVERSITÁRIO FRENTE ÀS TRANSFORMAÇÕES TEÓRICO-PEDAGÓGICAS"
    "resumo" => "DISCUTE-SE A SEGUIR ACERCA DO CONCEITO E PRÁTICA DIDÁTICA, DESENVOLVIDA NO CENÁRIO UNIVERSITÁRIO PELO CORPO DOCENTE EM ACORDO ÀS TEORIAS E REFLEXÕES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO QUE SE APRESENTAM NOS ÚLTIMOS ANOS. OBJETIVANDO APROFUNDAR O DEBATE EM TORNO A PRÁTICAS EDUCATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM ONDE A DIDÁTICA PROTAGONIZA PAPEL DE MÉTODO DE ENSINO E NÃO SOMENTE TÉCNICA ASSOCIADA À DIDÁTICA INSTRUMENTAL E TECNICISTA QUE A EDUCAÇÃO APRESENTOU DURANTE O SÉCULO XIX E XX. DISTO PRESSUPÕE-SE O QUESTIONAMENTO DE COMO AS MUDANÇAS EM RELAÇÃO AO ENSINO DIDÁTICO NA ETAPA DE ENSINO SUPERIOR VEM A IMPACTAR O ENSINO-APRENDIZADO EM RELAÇÃO AS “CONTRADIÇÕES” EXPOSTAS AO USO E CONCEITO DA DIDÁTICA, RESSALTANDO A DIFERENCIAÇÃO ENTRE DIDÁTICA COMO CONCEITO DO SABER ENSINAR OU COMO TÉCNICA DE ENSINO ESPERADO PELOS ACADÊMICOS EM VISTA AOS DOCENTES. NA ABORDAGEM E COLETA DE DADOS DESTE ARTIGO UTILIZOU-SE O PROCEDIMENTO DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E CUNHO QUALITATIVO, TRAZENDO AS CONSIDERAÇÕES EM PRINCIPAL A RESPEITO DOS CONCEITOS E PROBLEMATIZAÇÕES DA DIDÁTICA, ALÉM DAS CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, IDENTIDADE E DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. COMO RESULTADOS VIU-SE A DIDÁTICA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR PARA O ENSINO-APRENDIZADO, SENDO MÉTODO CONSTRUTOR DE CONHECIMENTO E CRÍTICO-SOCIAL, QUE SE CONFIGURA COMO AÇÃO PEDAGÓGICA DERIVADA DA ASSOCIAÇÃO ENTRE PRÁTICA E TEORIA DOCENTE, ALÉM DE MÉTODO ANTAGÔNICO AO ENSINO TRADICIONAL QUANDO INCORPORADO A FERRAMENTAS MODERNAS DE ENSINO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => "DIDÁTICA, DOCENTE UNIVERSITÁRIO, PRÁTICA REFLEXIVA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA102_ID8357_27092021234245.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LEANDRO DE ALMEIDA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "LEANDRO ALMEIDA"
    "autor_email" => "leandroherodoto@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACIMP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

DISCUTE-SE A SEGUIR ACERCA DO CONCEITO E PRÁTICA DIDÁTICA, DESENVOLVIDA NO CENÁRIO UNIVERSITÁRIO PELO CORPO DOCENTE EM ACORDO ÀS TEORIAS E REFLEXÕES PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO QUE SE APRESENTAM NOS ÚLTIMOS ANOS. OBJETIVANDO APROFUNDAR O DEBATE EM TORNO A PRÁTICAS EDUCATIVAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM ONDE A DIDÁTICA PROTAGONIZA PAPEL DE MÉTODO DE ENSINO E NÃO SOMENTE TÉCNICA ASSOCIADA À DIDÁTICA INSTRUMENTAL E TECNICISTA QUE A EDUCAÇÃO APRESENTOU DURANTE O SÉCULO XIX E XX. DISTO PRESSUPÕE-SE O QUESTIONAMENTO DE COMO AS MUDANÇAS EM RELAÇÃO AO ENSINO DIDÁTICO NA ETAPA DE ENSINO SUPERIOR VEM A IMPACTAR O ENSINO-APRENDIZADO EM RELAÇÃO AS “CONTRADIÇÕES” EXPOSTAS AO USO E CONCEITO DA DIDÁTICA, RESSALTANDO A DIFERENCIAÇÃO ENTRE DIDÁTICA COMO CONCEITO DO SABER ENSINAR OU COMO TÉCNICA DE ENSINO ESPERADO PELOS ACADÊMICOS EM VISTA AOS DOCENTES. NA ABORDAGEM E COLETA DE DADOS DESTE ARTIGO UTILIZOU-SE O PROCEDIMENTO DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E CUNHO QUALITATIVO, TRAZENDO AS CONSIDERAÇÕES EM PRINCIPAL A RESPEITO DOS CONCEITOS E PROBLEMATIZAÇÕES DA DIDÁTICA, ALÉM DAS CONSIDERAÇÕES A RESPEITO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, IDENTIDADE E DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR. COMO RESULTADOS VIU-SE A DIDÁTICA COMO INSTRUMENTO FACILITADOR PARA O ENSINO-APRENDIZADO, SENDO MÉTODO CONSTRUTOR DE CONHECIMENTO E CRÍTICO-SOCIAL, QUE SE CONFIGURA COMO AÇÃO PEDAGÓGICA DERIVADA DA ASSOCIAÇÃO ENTRE PRÁTICA E TEORIA DOCENTE, ALÉM DE MÉTODO ANTAGÔNICO AO ENSINO TRADICIONAL QUANDO INCORPORADO A FERRAMENTAS MODERNAS DE ENSINO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.