PRETENDE FAZER LEITURA ICONOGRÁFICA DE IMAGENS DO INDÍGENA A PARTIR DO LIVRO DE HISTÓRIA DO PROJETO BURITI DO 4° ANO, PARA TAL PARTE DA PROBLEMATIZAÇÃO DA REPRESENTAÇÃO DO INDÍGENA NA DICOTOMIA INGÊNUO – SELVAGEM, RECORRENTEMENTE DESTACADA NA HISTÓRIA, UMA VEZ QUE ESTA É CONTADA NA VISÃO DO COLONIZADOR. O REFERENCIAL TEÓRICO SE EMBASOU NOS ESTUDOS DE: BRASIL (2008), CATELLI JUNIOR (2009), FREITAS (2010), GRUPIONI (2004), PANOFSKY (1979), THAHIRA (2011), SCHMIDT E CAINELLI (2009), SANTOS (2007), BURKE (2004), OLIVEIRA (2011), FREIRE (2000), EMBASADO NA LEITURA ICONOGRÁFICA DAS IMAGENS QUE LEVAM EM CONSIDERAÇÃO REPRESENTAÇÃO E HISTORICIDADE, ANTIGA E CONTEMPORÂNEA A FIM DE DAR FORÇA A UM DISCURSO QUE PRESTIGIA OUTRAS VISÕES ALÉM DA QUE JÁ ESTÁ DADA. AO FIM, PODEMOS CONCLUIR QUE A FIGURA DO INDÍGENA HÁ MUITO VEM SENDO NEGLIGENCIADA PELO MATERIAL DIDÁTICO, QUE PRECISA SER REVISITADO E REVISADO PERIODICAMENTE, E QUE A PRESENÇA DO PROFESSOR, ENQUANTO MEDIADOR E PROVOCADOR, É DE SUMA IMPORTÂNCIA NESTE PROCESSO DE MUDANÇA DE PENSAMENTO.